YAMAHA CRIA FERRAMENTA ONLINE PARA DESIGN DE SOM AMBIENTE


6 de dezembro de 2019

Como montar um sistema de som ambiente para espaços como lojas, restaurantes, academias e outros com circulação de pessoas? A ferramenta online YIMSA, que acaba de ser lançada pela Yamaha em 10 idiomas, se propõe a facilitar o trabalho de projetar esse tipo de sistema utilizando recursos interativos que qualquer pessoa pode colocar em prática.

A sigla YIMSA vem de Yamaha In-store Music System Advisor, indicando uma série de procedimentos online que o usuário pode seguir para definir como deseja o sistema de áudio em seu espaço. Voltada para projetos de pequeno e médio porte dentro do segmento BGM (Background Music), a ferramenta é gratuita e não exige conhecimentos prévios do assunto.

Ao entrar na tela YIMSA, o projetista deve inserir algumas informações sobre o espaço que pretende sonorizar, como metragem, tipo de estabelecimento e se o objetivo é ter som calmou ou agitado, em volume alto ou normal. Além disso, a ferramenta pergunta se a ideia é ter caixas acústicas embutidas no teto ou posicionadas em algum ponto do ambiente (clique aqui para ver a tela).

Com base nas informações fornecidas, o sistema irá recomendar opções de caixas acústicas e amplificadores dentro das linhas profissionais da Yamaha. A ferramenta também sugere layouts para posicionamento dos aparelhos.