COMO GERENCIAR PROJETOS DE EDUCAÇÃO ONLINE/OFFLINE


7 de janeiro de 2021

 

Por Renato Porfico*

Um dia na vida de um educador atualmente pode ser caótico e exaustivo. Entre aulas online, conversas individuais com alunos, conferências com pais, avaliações de professores e reuniões com assistentes de diretoria, parece que o tempo nunca é suficiente.

Infelizmente, o gerenciamento do tempo é hoje muito mais complicado do que nos dias pré-pandemia, como confirma um estudo chamado Gerenciamento do Tempo na Educação (aqui, os detalhes). Mais de um terço (37%) dos estudantes entrevistados disseram que tem sido mais difícil para organizar seu tempo e manter a produtividade com os trabalhos online.

Essa é uma questão séria, pois 66% desses estudantes consideram “extremamente importante” saber gerenciar o tempo para alcançarem as metas acadêmicas. Além disso, 42% responderam que estão trabalhando mais agora, com as aulas virtuais, com 71% se mostrando preocupados com os impactos negativos dessa mudança em seu desempenho escolar.

Ferramentas de agendamento online podem

ajudar a economizar tempo e focar na produtividade

de alunos, professores e gestores

À primeira vista, essas estatísticas desenham um futuro terrível para a educação, mas acredito que a tecnologia pode desempenhar um grande papel para evitar isso. Esta é uma ótima oportunidade para as instituições de ensino reformularem seus processos e adotar novas tecnologias. Não se trata de simplesmente abandonar métodos e sistemas que vêm sendo usado há décadas, mas sim promover mudanças pequenas – porém significativas.

Para estudantes que já são nativos digitais, acostumados a usar mais de 15 ferramentas ou aplicativos todos os dias, a tecnologia pode ser valiosa. Considere um aluno introvertido, que tem dificuldades para falar diante dos colegas. Ele pode participar mais ativamente das aulas online na segurança de sua casa, e com a opção de desligar sua câmera para reduzir a ansiedade.

A tecnologia também pode tornar mais eficiente o dia-a-dia dos educadores. Usando, por exemplo, ferramentas de agendamento (como esta) que funcionam integradas ao applicativo Zoom e dispensam a rotina de ficar alternando entre um app e outro. Esse recurso também evita “esquecer” de criar, copiar ou compartilhar um link de convite para a conferência pelo Zoom. A ferramenta de agendamento faz isso automaticamente, poupando tempo do usuário.

 

Este app foi criado como alternativa ao Zoom na Educação

 

Seguem outras sugestões tecnológicas que podem ser úteis para professores, estudantes, gestores e o pessoal administrativo nas escolas:

*Usar uma plataforma de comunicação única para as interações, incluindo mensagens e alertas. As dúvidas podem ser esclarecidas uma vez só, de modo que o responsável não precisará voltar ao tempo dezenas de vezes como é comum hoje. Além de economizar tempo, o recurso permite que mais perguntas dos estudantes sejam respondidas online, com acesso a qualquer momento, sem necessidade de esperar a “hora marcada” com o professor.

*Gravar as aulas e conferências para que os alunos possam revisitá-las quando quiserem (por exemplo, na época das provas). É um procedimento simples, mas muito útil para quem eventualmente tenha perdido uma aula, e além disso as gravações poderão ser usadas em futuros grupos de estudo.

*Criar a rotina de reuniões periódicas com os funcionários, para entender o desenvolvimento desses processos. Pode ser que alguém esteja sobrecarregado, ou necessite de recursos adicionais. No caso dos professores, é fundamental verificar se estão sendo mais eficientes.

Dicas para estudantes:

*Separar os projetos em pastas ou arquivos menores, mais fáceis de gerenciar.

*Focar numa tarefa de cada vez. Evitar o costume de iniciar um projeto, parar e mudar para outro. Só mudar quando tiver terminado o projeto inicial.

*Automatizar tarefas burocráticas, como agendamento de tarefas e de reuniões com professores.

*Observar seu rendimento: momentos de maior produtividade devem ser usados para focar nos projetos prioritários.

*Usar bem os recursos de bloqueio de chamadas. Durante um trabalho, melhor manter-se inacessível para reuniões e atividades paralelas. As ferramentas atuais permitem que isso aparece em sua agenda virtual, de modo que se alguém tentar marcar algo para você receberá a mensagem “indisponível”.

*Definir prazos na agenda digital para todos os seus projetos e tarefas.

 

*O autor é CEO da Doodle, empresa que fornece ferramentas digitais de agendamento. O artigo foi publico no site Emergin Ed Tech. Clique aqui para ver o original na íntegra.

 

Veja também:

NOVOS FORMATOS ONLINE PODEM AJUDAR NA RETOMADA DA EDUCAÇÃO

 

LIVES: A NOVA LINGUAGEM UNIVERSAL DA EDUCAÇÃO

 

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E O RETORNO SOBRE OS INVESTIMENTOS

 

LEYARD LANÇA SÉRIE DE DISPLAYS LED PARA SALAS DE REUNIÃO