RELATÓRIO PREVÊ TROCA DA BANDA LARGA FIXA PELAS REDES 5G


6 de setembro de 2019

Substituição das atuais redes de banda larga fixa por conexões sem fio de altíssima velocidade, gerenciadas com recursos de Inteligência Artificial (IA). Essa é uma das aplicações da tecnologia 5G que estarão disponíveis na próxima década e irão modificar completamente as relações entre as empresas, e entre elas e seus clientes. O diagnóstico faz parte do relatório divulgado nesta quarta-feira pela 5G Americas, consórcio internacional que representa fabricantes, provedores e fornecedores de serviços de telecom.

O documento “5G Global: Implicações de uma Tecnologia que Transforma”, produzido pela consultoria especializada Rysavy Research em parceria com técnicos da 5G Americas, analisa o mercado atual de telecom e indica algumas tendências até 2030. A principal conclusão é que as conexões sem fio ocuparão cada vez mais espaço nas redes corporativas e permitirão uma série de novos serviços, hoje limitados pelas velocidades de transmissão.

“A tecnologia 5G irá facilitar redes de altíssima densidade aproveitando um espectro nunca antes liberado para a comunicação via celular”, diz Peter Rysavy, diretor da consultoria e ex-diretor executivo da WTA (Wireless Technology Association), que define padrões de comunicação sem fio. “Em 5G, pode-se usar canais de rádio de maior largura e métodos de virtualização para construir redes de baixa latência, tudo isso com gerenciamento a partir de dispositivos de IA”, acrescenta Rysavy.

Segundo o relatório, estas seriam algumas vantagens das plataformas baseadas em 5G:

*Maior capacidade de rede, com transmissão mais rápida (até 20 Gigabits por segundo para downlink e 10Gbps no uplink);

*Mais mobilidade para dispositivos (até 500km por hora);

*Latência de apenas um milissegundo, com 100x mais eficiência energética;

*Suporte a várias frequências de transmissão simultânea, na faixa acima de 6GHz.

Outra tendência apontada no relatório é que a eficiência das redes 5G seja otimizada com a aplicação de Inteligência Artificial para administrar arquiteturas de comunicação híbridas, com nuvens centrais e nuvens periféricas. A velocidade de transmissão de dados poderá chegar na próxima década a 1Tbps (Terabits por segundo).

Para ver o relatório na íntegra, clique aqui.

FONTE: 5G Americas

Veja também:

QUANDO 5G E ÁUDIO & VÍDEO SE ENCONTRAM 

SET ANUNCIA ACORDO PARA FACILITAR ACESSO DE BRASILEIROS À SMPTE

REDES CORPORATIVAS: COMO SABER SE JÁ É HORA DE PARTIR PARA 4K?

5 TENDÊNCIAS EM MOBILIDADE QUE OS INTEGRADORES DEVEM PRESTAR ATENÇÃO