GOVERNO LANÇA PROGRAMA PARA CIDADES INTELIGENTES SUSTENTÁVEIS


9 de agosto de 2019

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou em julho o Programa Nacional de Estratégias para Cidades Inteligentes Sustentáveis. A iniciativa estabelecerá indicadores e metas para o setor, visando impulsionar soluções para a utilização de tecnologias na gestão das cidades brasileiras.

O secretário de Políticas Digitais do Ministério, Vitor Menezes, disse que o conceito envolve cidades que usam infraestrutura de tecnologia, inovação e comunicação, “e que promove o bem-estar da comunidade através de quatro vertentes: social, ambiental, cultural e econômico”. Durante a apresentação do plano, o secretário citou como exemplos a instalação de câmeras de segurança, a identificação facial, o monitoramento de lavouras, os sistemas de aproveitamento de água de chuva, o prontuário eletrônico e a mobilidade urbana.

“Esse plano é uma política pública do governo, e o Ministério de Ciência e Tecnologia vai organizar e agregar os demais ministérios ao projeto”, anunciou Menezes. O plano começará com a criação da Câmara Nacional de Cidades Inteligentes, até agosto. “Nessa Câmara, deveremos trazer os indicadores, de que maneira a gente vai trabalhar, o que vamos perseguir, quais são nossos alvos, de que maneira vamos nivelar as cidades”, explicou.

O secretário lembrou que o país tem problemas de infraestrutura, especialmente em relação à conectividade, e que  em breve deverá ser editado um decreto estabelecendo a política nacional para as cidades inteligentes sustentáveis. Segundo Menezes, o plano é importante porque a maior parte da população brasileira – cerca de 85% do total – vive nas cidades.  “Um programa de cidades inteligentes, além de tudo, gera eficiência para a cidade. Se você, por exemplo, tem um programa de gestão governamental inteligente, ele certamente vai gerar lucro para o município. Se você tem um sistema simples de monitoramento de câmeras, isso já tende a reduzir a criminalidade na cidade”.

FONTE: Agência Brasil
 
 
Veja também: