GOOGLE TESTA INTERNET SEM FIO USANDO RAIOS DE LUZ


13 de novembro de 2020

Uma rede de banda larga totalmente sem fio que utiliza raios de luz para propagar os dados até a 20 quilômetros de distância. Assim está sendo apresentado o Projeto Taara, nova iniciativa da Alphabet (empresa dona do Google), que começou a ser testada no ano passado na África. A empresa pretende disponibilizar as redes primeiramente em países como Quênia, que funcionariam como ensaio para o lançamento em outros continentes.

Num comunicado distribuído nesta 5a feira, a Alphabet informou que a nova tecnologia é ideal para regiões onde há dificuldade para instalação de redes cabeadas, seja devido a problemas ecológicos – como a existência de diversos parques naturais – ou políticos (conflitos entre países e tribos).

Segundo Mahesh Krishnaswamy, executivo responsável pelo Projeto Taara, a transmissão dos sinais é feita através de raios luminosos, só que diretamente pelo ar e não por fibra óptica como nas redes convencionais. “Os raios são extremamente finos, invisíveis, e a informação segue em altíssima velocidade”, explica ele. “O raio é transmitido entre dois pequenos terminais para criar um link, que pode chegar até a 20km de distância com uma largura de banda da ordem de 20 Gigabits por segundo. Isso é suficiente para milhares de pessoas assistirem a um vídeo do YouTube simultaneamente”.

A Alphabet trabalha nesse projeto com duas empresas africanas que já possuem redes de fibra óptica. Seus sinais são transmitidos aos terminais Taara, que os transportam a várias regiões através de torres e access-points no alto de edifícios.

Ainda segundo a empresa, essa tecnologia se baseia na comunicação FSOC (Free Space Optical Communication), já utilizada nos EUA para comunicação através de balões, dentro do Projeto Loon, lançado pelo Google em 2013. Nesse projeto (foto acima), foi possível transmitir dados de banda larga entre balões localizados a até 100km de distância entre si.

FONTE: Alphabet

Veja também:

VÍDEO: CONHEÇA EM DETALHES O ÓCULOS GOOGLE ENTEPRISE

REDES 5G NO BRASIL CONFUNDEM OS CONSUMIDORES

BT FÓRUM: INTRODUÇÃO ÀS FERRAMENTAS GOOGLE FOR EDUCATION

ANATEL DECIDE QUE SERVIÇOS DE IoT NÃO PAGARÃO ICMS