EMPRESAS SE UNEM PARA NOVO PADRÃO DE COMPRESSÃO DE VÍDEO


25 de agosto de 2020

Um grupo de empresas integrantes do consórcio MPEG (Motion Picture Experts Group), responsável pelas normas internacionais para transmissão de áudio e vídeo, se uniu para promover o novo padrão VVC de compressão. Coordenado pelo Instituto Fraunhofer, da Alemanha, o programa visa colocar no mercado os primeiros produtos com esse recurso em 2021.

Definido em 2015, o padrão de compressão VVC (Versatile Video Coding) dobra a capacidade de transferência de dados (bit-rate) em relação ao atual HEVC (High Efficiency Video Coding), preservando a qualidade original do sinal. Denominado H.266 para documentação técnica (o padrão atual é H.265), o VVC reduz a quantidade de dados em 50%, tornando-se assim compatível com vídeo de altíssima resolução.

Entre as empresas que participam do comitê técnico encarregado de definir as normas do VVC estão gigantes como Apple, Microsoft, Huawei, Ericsson, Intel, Qualcomm e Sony. Segundo Benjamin Bross, diretor do Fraunhofer e coordenador do grupo, a inovação permitirá o uso de vídeo 4K e 8K numa série de aplicações hoje impensáveis, como transmissões ao vivo (streaming) e armazenamento de conteúdos.

“Hoje, arquivos de vídeo comprimido representam 80% do tráfego mundial na internet”, diz o comunicado do Fraunhofer que oficializou o lançamento do VVC. “Os padrões anteriores AVC (Advanced Video Coding) H.264 e HEVC H.265 continuam sendo usados em larga escala, com mais de 10 bilhões de dispositivos em todo o mundo”. Grande parte desse tráfego é feito através de aparelhos móveis, que têm capacidade limitada. “Em HEVC, são necessários 10 Gigabytes para transmitir um vídeo UHD de 90 minutos. O padrão VVC foi desenvolvido já pensando em 4K e 8K, permitindo reduzir a necessidade de banda para 5 Gigabytes”.

FONTE: Display Daily

Veja também:

GOOGLE JÁ INVESTE EM BANDA LARGA DE 6GHz 

VÍDEO: COMO ESTÁ SENDO A TRANSIÇÃO PARA REDES 4K HDR

REDES CORPORATIVAS: COMO SABER SE JÁ É HORA DE PARTIR PARA 4K?

CONHEÇA A NORMA AVIXA PARA SEGURANÇA DE REDES AV