8 ERROS DE MARKETING QUE TODO INTEGRADOR ACABA COMETENDO


6 de abril de 2018

Por Daniel Newman*

Nos últimos anos, analisando as transformações digitais, tenho notado que algo separa as empresas que conseguem mudar com sucesso daquelas que ficam para trás. A diferença está na capacidade de sair da venda pura e simples para um negócio de “vendas & marketing”.

Embora haja vários fatores que levam a uma transformação digital bem-sucedida, um dos mais importantes é o foco no cliente; essencialmente: entregar experiências mais impactantes e memoráveis. Na era do Facebook, Google e Amazon, as empresas TÊM de alcançar seus clientes, assim como seus prospects, de uma forma digital mais eficaz.

Para integradores do segmento Pro AV, que sempre dependeram da entrega física e dos relacionamentos de longo prazo, esse é um tremendo desafio. A maioria das empresas digitais sabe como usar o marketing para ampliar seus negócios; a maioria dos integradores não sabe – mas pode aprender, evitando estes 8 erros muito comuns no marketing digital:

1.Não entender o comportamento do novo consumidor

Mais de 50% da chamada “jornada de compra” hoje acontece online, sem interação com o vendedor. Se você não participa desse processo com ferramentas digitais, está perdendo uma grande oportunidade.

2.Desperdiçar as mídias sociais

Sim, você pessoalmente pode não usar Twitter, Facebook ou LinkedIn, mas seus clientes provavelmente usam. Analisar investimentos de marketing considerando sua experiência pessoal nunca é uma boa ideia. É mais ou menos como você tentar ser seu próprio advogado diante de um tribunal.

3.Esquecer que email ainda funciona

Alguns parecem acreditar que enviar emails é coisa antiga. Sim, todos nós recebemos muitos emails. Mas montar um mailing list e enviar newsletters e mensagens curtas continua sendo uma forma eficaz de ser visto e notado. Mesmo que as taxas de visualização sejam de 5% a 10%, isso pode significar centenas, ou milhares, de novos clientes potenciais.

4.Evitar opiniões próprias

Certas empresas se limitam a compartilhar conteúdos e ideias de seus fornecedores. É importante que cada empresa tenha seu ponto de vista e mostre ao mercado bom conhecimento do seu negócio e das necessidades de seus clientes. Se você já usa ferramentas digitais e está nas redes, mas não divulga ideias próprias, está perdendo outra grande oportunidade.

5.Sim, multimídia é importante

Deveria ser óbvio, mas parece que não é. Primeiro: é essencial ter imagens junto com conteúdo escrito. A partir daí, por favor pare de colocar imagens de arquivo em sua home page. Mais: vídeo, áudio, infográficos e outros materiais visuais funcionam muito bem em blogs e sites. Estamos num mundo multimídia e, no entanto, alguns sites ainda lembram HTML 1.0.

6.Desconsiderar a importância do mobile

Se a experiência que você proporciona em dispositivos móveis é ruim, corrija isso imediatamente. Cada vez as pessoas compram mais via mobile do que via desktop.

7.Confuso? O quê fazer?

Esse é um problema da maioria dos segmentos de mercado. Integradores não são exceção. Se você não consegue explicar o que faz em poucas palavras, dificilmente alguém vai querer fazer negócios com você.

8.Abusar da autopromoção

No mundo digital, o excesso de mensagens autopromocionais da empresa é um erro gravíssimo. Apenas 20% a 30% dos conteúdos que você publica podem ser de mensagens elogiando sua empresa. Todo o resto deve ser educativo, inspirador para seus clientes. Sim, pode-se incluir algo sobre sua marca, mas se ficar só nisso o tempo todo você acabará afugentando as pessoas.

Algumas empresas do nosso setor ainda evitam o marketing digital. Preferem manter um site básico, presença mínima nas redes e nenhum trabalho de marketing junto aos clientes. Nesse caso, não vão sair do lugar. Quer mesmo transformar seu negócio com vistas ao futuro? Procure evitar os erros acima. Coloque em mente que é preciso aumentar sua base de clientes, assim como suas receitas e seus lucros. E isso só consegue com boas estratégias de marketing.

*Artigo publicado originalmente no site Commercial Integrator. O original, em inglês, pode ser lido aqui na íntegra.