SERVIÇO PERMITE MONITORAR CONSUMO DE ENERGIA ATRAVÉS DE REDE IoT


24 de julho de 2017

Em parceria com a Schneider Electric e a Viridi Technologies, especializada em automação predial, a operadora Vivo está lançando um serviço de monitoramento do consumo de energia para seus clientes corporativos. O objetivo é ampliar a atuação do grupo no segmento IoT (Internet das Coisas), com tecnologias de conexão e controle de todos os equipamentos eletrônicos usados no edifício.

Segundo a Vivo Empresas, divisão voltada ao setor B2B, o serviço Vivo Eficiência Energética permite controlar os principais pontos de consumo de energia, com monitoramento em tempo real e de qualquer lugar do mundo. A contratação do serviço é indicada a empresas de segmentos como bancos, varejo, hotéis etc. O primeiro piloto do projeto foi executado pelas três parceiras num dos hotéis da rede Meliá em São Paulo, entre novembro e fevereiro últimos. Segundo a Vivo, nesses cinco meses o hotel obteve redução de 12% no consumo de energia.

A operadora está comercializando o serviço em duas versões. Uma delas mede o tempo de consumo nos dispositivos de iluminação e climatização. Num pacote mais avançado, o administrador pode contratar, além disso, a instalação de sensores nos ambientes para identificar onde há consumo excessivo ou uso inadequado dos equipamentos. Inicialmente, o serviço está sendo oferecido nos estados de  São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e no Distrito Federal.

FONTE:  Computer World

Para saber mais sobre esse assunto, veja:

Internet das coisas converte visitante do varejo em cliente
Sbus desenvolve sistema para gerenciar energia pela nuvem
Lançada oficialmente Pro AV BR como grupo setorial da Abinee
Extron amplia soluções em matrizes e switchers digitais