PROCESSADOR COMPACTO TRAZ ÁUDIO A PEQUENAS SALAS DE REUNIÃO


10 de fevereiro de 2017

processador_compacto

Por Orlando Barrozo, de Amsterdã

No pavilhão da ISE 2017 dedicado a soluções de áudio profissional, um dos maiores estandes é o da americana Shure. Ali, têm feito sucesso as demonstrações do IntelliMix P300, um processador compacto pensado para salas de reunião de pequeno porte, mas que exigem muita agilidade na comunicação.

O aparelho – que está estreando na ISE e deve chegar ao mercado internacional (e também ao Brasil) por volta de maio – chama atenção por seu ao mesmo tempo compacto e flexível. Já traz compatibilidade com o protocolo Dante, o mais usado da atualidade, e algoritmos DSP para aplicações de áudio e videoconferência. Com arquitetura 14×8 (até 14 fontes de entrada e 8 saídas digitais), o P300 inclui cancelamento de eco em 8 canais, redução de ruído e controle automático de ganho.
Segundo a Shure, será uma solução de custo mais baixo que os processadores hoje existentes no mercado, e com a vantagem de fácil instalação e configuração. São 10 entradas para sinal de rede via Dante (2 saídas), além de permitir a inclusão de duas fontes de sinal analógico, uma USB (por exemplo, computador) e um dispositivo móvel (3,5mm).

O fabricante garante ainda integração do IntelliMix com microfones sem fio da própria marca. O processamento permite aplicações com matrizes de áudio, mixagem automática e roteamento do sinal para qualquer das saídas digitais. O aparelho é alimentado via PoE ( Power over Ethernet), dispensando portanto a ligação em tomada elétrica.