AMAZON TAMBÉM ENTRA NO SEGMENTO DE VIDEOCONFERÊNCIA


20 de fevereiro de 2017

Seguindo uma tendência do mercado corporativo em todo o mundo, a Amazon Web Services (AWS) anunciou que começa em breve a comercializar o serviço Chime. Será a primeira ferramenta de videoconferência da empresa, que fornece serviços de armazenamento de dados em vários países. O objetivo é competir com o Sky for Business, da Microsoft, e o WebEx, da Cisco.

Segundo a AWS, sua estrutura de nuvem poderá ser otiizada para oferecer comunicações unificadas “com excepcional qualidade de áudio e vídeo”, num segmento onde ainda são frequentes as queixas sobre a estabilidade das conexões. O Amazon Chime permite discagem em apenas um toque, com vídeo HD e cancelamento de ruído no sinal de áudio. Pode ser usado tanto em computadores (Mac e PC) quanto em dispositivos móveis (Android ou iOS).

O Chime foi demonstrado pela primeira vez durante a ISE ( Integrated Systems Europe), realizada em Amsterdã no início do mês. Embora a Amazon não tenha participado do evento, alguns expositores já estão oferecendo o serviço a seus clientes. Um deles é a Crestron, primeira a montar parceria com a Amazon.

Técnicos da Crestron mostraram que, com o Chime, os participantes de uma reunião podem trocar de dispositivo mesmo durante os trabalhos; o chaveamento é feito automaticamente pelo software. Além disso, um sensor permite anular o ruído ambiente mesmo quando um dos usuários está no trânsito, por exemplo.

Inicialmente, estão sendo lançadas três versões do Chime para empresas que utilizam videoconferência: uma básica (grátis), uma com custo mensal de US$ 2,50 para cada usuário e a terceira, mais avançada (Pro Edition), a US$ 15 por mês, incluindo streaming.