Casa ecológica vira showroom de construção inteligente


23 de outubro de 2015

basf_casa

A CasaE, projeto do grupo alemão Basf (do setor químico), em parceria com uma série de empresas de tecnologia, foi reinaugurada esta semana em São Paulo. O projeto, que envolve conceitos de sustentabilidade e automação, irá servir como show-room de edificações inteligentes, podendo ser visitado pelo público e por profissionais do mercado.

caboA ideia é mostrar na prática o funcionamento de recursos como redes sem fio, monitoramento remoto, iluminação automatizada (com aproveitamento máximo da luz natural), controle do consumo de água, energia etc.

O sistema construtivo consiste de blocos de poliestireno expandido, da marca Neopor (patente da Basf), técnica conhecida como ICF (Insulated Concrete Formwork). Segundo a empresa, esses blocos aumentam o conforto térmico dentro da casa e tornam o processo de construção mais rápido (veja uma demonstração neste vídeo).

O cabeamento da CasaE utilizou o protocolo KNX, muito usado em casas e edifícios na Europa; os cabos de automação foram fornecidos pela Discabos (foto). Esse protocolo foi desenvolvido em conjunto por um grupo de empresas europeias, utilizando código aberto para integrar recursos como segurança, iluminação, gestão de energia etc. em edifícios residenciais e comerciais. No Brasil, o consórcio KNX atua desde 2013 (mais detalhes aqui).

A CasaE pode ser visitada mediante agendamento eletrônico, neste endereço.