A Coursera empresa do Vale do Silício que oferece cursos online gratuitos em parceria com universidades de vários países, lançou nesta quarta-feira uma plataforma de ensino a distância que pretende substituir o Zoom, mais popular app da atualidade. Daphne Koller, cofundadora da empresa e criadora do formato MOOCs (Massive Open Online Courses), diz ter trabalhado em conjunto com educadores nos últimos meses para chegar à solução chamada Engageli.
“Existem muitas plataformas de educação online, mas todas sofrem do mesmo problema: não há um método confiável de mensuração do aproveitamento dos estudantes”, diz Daphne, ex-professora de Ciências da Computação na Universidade Stanford. “Com Engageli, queremos que eles se habituem a trabalhar em grupos menores do que uma classe inteira, ao mesmo tempo em que acompanham a apresentação do professor”
Segundo ela, as seções educacionais pelo Zoom acabam se transformando quase em “game shows”, problema que o Engageli (foto) se propõe a evitar. O app possui, por exemplo, uma ferramenta de anotações que sincroniza com a contagem de tempo da aula, de modo que, ao final, seja possível saber quais alunos de fato se engajaram na discussão.
Oferece ainda vários tipos de quizzes, chats e enquetes que podem ser visualizados numa janela da tela. O professor ou instrutor pode monitorar o nível de atenção dos estudantes em tempo real, incluindo as interações entre eles, que são liberados para formar grupos de estudo dentro da “sala de aula”.
A partir do lançamento, a professora e seus três sócios no projeto Engageli começam rodadas de apresentação às universidades que já participam da Coursera. Para saber mais sobre essa nova plataforma, acesse este link.
FONTE: Protocol
Veja também:
NOVOS FORMATOS ONLINE PODEM AJUDAR NA RETOMADA DA EDUCAÇÃO
LIVES: A NOVA LINGUAGEM UNIVERSAL DA EDUCAÇÃO
UMA REVOLUÇÃO SILENCIOSA NA EDUCAÇÃO
ENSINO PRESENCIAL OU ONLINE? O QUE DIZEM OS DADOS