CONEXÃO BRASIL-CHINA COM VÍDEO E ALTA TECNOLOGIA


15 de maio de 2019

Sede da PetroChina no Rio de Janeiro exigiu o máximo apuro técnico

Reportagem: ANSELMO FIORINI

Uma das maiores empresas petroleiras do mundo, a chinesa PetroChina contratou a Infoview, empresa brasileira de soluções corporativas em áudio e vídeo, juntamente com o escritório Puertas Arquitetura, para projetarem o design e as soluções tecnológicas de sua principal sala de reuniões, na nova sede do Rio de Janeiro.

A demanda era atender muitos participantes simultaneamente, da forma mais colaborativa possível e com possibilidades máximas de compartilhamento, tanto em projeção como em videoconferência. Para tanto, foi utilizado um sistema Cisco SX80, com resolução Full HD e multiponto, conectando vários locais ao mesmo tempo, via IP.

O codec controla até três monitores, com várias possibilidades de configuração. O sistema de videoconferência está conectado a um monitor LG de 85”, com visualização de múltiplos PIPs, para permitir exibição de fontes diferentes de vídeo, e assim aproveitar melhor a versatilidade do codec.

Uma boa sala de videoconferência exige iluminação adequada, temperando luz branca com a mais quente (veja aqui um slideshow da sala). Mas a sala é multifunção, e pedia cenários diferentes de iluminação. Foram utilizadas luminárias de led dimerizáveis controladas pelo sistema iLux CLSI-C6W, da Crestron, com 6 zonas, possibilitando a criação de diversos cenários configuráveis. O sistema de iluminação está integrado, como todos os outros sistemas que compõem a sala, ao processador de controle Crestron CP3, com capacidade de processar todos os equipamentos, centralizando seus comandos em um ou mais iPads.

Além dos equipamentos de áudio e vídeo, o CP3 controla ar condicionado, persianas elétricas e também a película polarizada especial do vidro que separa a sala de reuniões do resto do escritório. Essa película tem a função de tornar o vidro opaco quando acionada, a fim de impedir a visão de quem está de fora e dar privacidade às reuniões.

Atendendo à premissa de compartilhamento multiusuários, a Infoview fez uso do sistema de apresentação sem fio Click Share CSE-200, da Barco, que permite conexão a partir de notebook, celular ou tablet, para até dois usuários simultâneos na tela elétrica de 119”. A visualização de conteúdos se dá através de um projetor Epson PowerLite U42+, de 3.600 Ansi Lúmens e resolução UWXGA (Full HD).

A tecnologia está presente também na parte de fora da sala. Um display Gerenciador de Reuniões, da marca sueca Evoko, está instalado à porta da sala, e se conecta ao Microsoft Outlook para permitir agendamentos e alterações de horário das reuniões, de forma mais simples.

Segundo Roberto Braga, gerente de Vendas da Infoview, “por meio do sistema implantado, utilizando marcas confiáveis de tecnologia, conseguimos atingir todas as exigências, expectativas e solicitações do nosso cliente, que ficou bem satisfeito com o resultado”.