TENDÊNCIAS EM MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE REDES AV


13 de março de 2019

Por Carolyn HeinzeCom os gerentes de tecnologia cada vez mais sob pressão por resultados, a necessidade de informações relevantes sobre o desempenho das instalações AV é primordial. As tecnologias de monitoramento e gerenciamento de sistemas audiovisuais já não se limita a sinalizar quando há inatividade ou falha. Atualmente, a análise das redes AV está ficando mais complexa, e até fabricantes de outros segmentos estão integrando esse item em seus produtos.

“Tanto provedores de serviços quanto fabricantes – até os de displays – estão incluindo a capacidade de análise em suas soluções”, diz Brian Fichter, vice-presidente da Carousel, provedora e integradora de serviços de AV e TI com sede em Rhode Island. Como em muitos setores, gerenciamento e monitoramento de AV foram transferidos para a nuvem, dando mais agilidade às organizações.

No ano passado, a Creston apresentou sua plataforma XiO Cloud para instalação, gerenciamento e monitoramento com base na nuvem. Seu gerente de software empresarial, Brian Donlan, observou que instalações como essas permitem que, com essa solução, os gerentes de tecnologia perdem menos tempo com manutenção e atualização de servidores, podendo se concentrar em seus sistemas de AV.

Donlan também aponta que dispositivos AV diferentes começam a ser gerenciados de modo mais integrado. “Basta um painel de controle para monitorar e gerenciar itens que até agora precisavam ser tratados separadamente”, explica ele.

Pergunta que deve ser respondida pelo gerente da rede: “Para quê exatamente você precisa de um sistema de monitoramento e gerenciamento na empresa”?

Também houve uma mudança em direção ao que Donlan denomina “monitoramento e gerenciamento prontos para uso”, em que se reduz significativamente a necessidade de programação personalizada pós-instalação. Para ele, isso ajuda a evitar o temido cenário: um ano após a instalação, o responsável pelo monitoramento e gerenciamento percebe que o sistema não foi configurado corretamente e que informações vitais não existem. “Com sistemas que já fazem isso automaticamente, o risco diminui bastante, até porque o armazenamento é mais barato hoje e os dados podem ir para a nuvem”, acrescenta.

Mas, uma coisa é saber que os dados estarão disponíveis quando necessário, e outra é determinar quais informações ajudarão de fato a tomar melhores decisões de compra e instalação. Donlan aconselha os gerentes de tecnologia a se perguntarem: que problemas estão tentando resolver com o monitoramento e gerenciamento de AV?

Segundo o técnico da Crestron, em algumas empresas as informações devem ser transmitidas ao vivo para o help-desk, permitindo que a equipe de suporte atenda os usuários em tempo real. Outras querem saber qual equipamento falhou (ou irá falhar…) para responder o mais rápido possível. Além disso, há organizações que querem aprofundar as estatísticas de uso para moldar futuras decisões de compra. “É muito importante começar descobrindo, especificamente, a verdadeira necessidade do monitoramento e gerenciamento para o seu negócio”, finaliza.

*Artigo publicado originalmente no site AV Network. Tradução: Enzo Mota. Clique aqui para ver o original na íntegra.