6 dicas para obter resultados reais com mídia Out Of Home


19 de junho de 2018


Por Orlando Custódio*

Seja em outdoors, quiosques, vitrines ou fundos de caixa, iniciar um projeto de digital signage pode parecer algo muito complexo, principalmente para quem está estreando nesse tipo de estratégia. De fato, é uma questão que envolve muitos fatores e, por isso, a decisão raramente acontece no curto prazo.

A mídia out of home (OOH) envolve investimentos com potencial para trazer um grande retorno (ROI), mas que exigem alguns cuidados. Antes de iniciar esse projeto em todos os seus detalhes, é importante se informar. Seguem abaixo alguns pontos muito importantes a considerar:

1) Custo
Com o desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias, os custos para realização de mídia OOH estão caindo. Cada vez mais se vê aplicações gerando grandes resultados em todos os segmentos e negócios, independentemente dos objetivos – tanto para retenção de clientes (mostrando vantagens e promoções) quanto para novos clientes (encantando e mostrando os produtos e suas possibilidades de uso).

2) Fornecedores
Procure os principais fornecedores do mercado. Aqueles que possuem estrutura e capacidade para entregar o projeto com segurança e confiabilidade. E, geral, os fornecedores mais confiáveis não são aqueles que “empurram” os painéis mais caros ou os que estão “encalhados” no estoque. Eles entendem a necessidade e orçamento para o projeto e vão atuar efetivamente para o sucesso da ação. E, claro, sempre pensando na melhor tecnologia e atualizados quanto as inovações e custos de manutenção e consumo do produto.

3) Logística, instalação e manutenção
O pacote básico para iniciar um projeto é a tela, o media player, a controladora e uma estrutura para fixar, sustentar e proteger toda a instalação. Um projeto consistente de digital signage requer um fornecedor com experiência no mercado e que esteja preparado tanto para instalações menores tanto quanto para projetos maiores. É importante escolher um fornecedor com capacidade para escalar o projeto à medida que ele vai rendendo resultados.

Fornecedores com este potencial passam mais segurança, pois têm estrutura para entregar a solução completa e podem atender possíveis necessidades de manutenção e reparos de forma rápida e eficiente.

Procure saber a história de seu fornecedor e a origem dos painéis, das peças de reposição. Observe não apenas seus casos de sucesso, mas como ele lidou com situações críticas que eventualmente ocorreram durante a operação dos painéis.

4) Impacto visual
Obviamente você vai querer que sua mídia digital reflita sua identidade visual e comunicação. Tanto o painel como o conteúdo que será exibido podem impactar no resultado final do investimento. É importante considerar estruturas com cores e diferentes formato, que se encaixem a sua linguagem. Lembre-se: não é só o conteúdo que o cliente está vendo, é a tela inteira.

A agilidade para mostrar seu conteúdo têm uma força muito grande no impacto de seus negócios. Esse é o ponto forte das mídias digitais outdoor. E podemos inclusive com medições dos resultados entender qual o melhor conteúdo para poder escalar em uma comunicação mais global de toda a empresa.

Além de tudo isso, associar o seu negócio ao mercado de digital signage ajuda a construir uma imagem de inovação, pois mostra que a empresa está conectada a novas tecnologias.

5) Crescimento
Esteja preparado para o desenvolvimento do negócio. A tecnologia de comunicação também deve estar envolvida em um bom planejamento de crescimento sustentável. Após a implantação do digital signage, seus resultados aparecerão e surgirá a necessidade de expansão ou até mesmo atualização das tecnologias. Um fornecedor que está sempre atualizado com as novas tecnologias com certeza te indicará as melhores soluções e práticas. Prevendo os próximos passos, você não precisa trocar um sistema inteiro toda vez que quiser avançar. Tampouco ter que trocar de fornecedor por um com mais robustez e capacidade de entregar e dar suporte a todas as suas necessidades. Escolha também um fornecedor que entregue painéis com tecnologia atual

6) ROI
No final, o que importa mesmo é o retorno sobre o investimento realizado. E investir em digital signage dá resultado? Sim! Os painéis proporcionam muitas oportunidades de acelerar seu negócio e faturamento, aumentando o ticket médio, trazendo novos clientes ou mesmo vendendo o espaço para terceiros que podem também se beneficiar com a mídia.

É bem comum que o retorno sobre o investimento apareça a partir de um período entre 12 e 18 meses. E tudo que se faz digitalmente pode ser analisado e medido, o que torna ainda mais fácil e preciso o monitoramento. É possível, por exemplo, identificar clientes que entram na loja e que já se engajaram com a mídia ou que já compraram online.

Tudo isto ajuda a conhecer melhor a audiência e identificar o que chama mais a sua atenção. As telas de digital signage ajudam a melhorar as campanhas de marketing e comunicar de forma mais eficiente.

*CEO da Leyard Brasil & América Latina.