ESTUDO DA AVIXA MOSTRA OPORTUNIDADES NAS TECNOLOGIAS PARA VAREJO


21 de maio de 2018

Ao contrário do que se pensa, mesmo com o crescimento do comércio online as receitas do varejo tradicional continuam em alta. Somente 10% das vendas ao consumidor atualmente vêm da internet, ou seja, a lojas físicas ainda representam ótimas oportunidades de negócio para fornecedores de soluções AV.

De acordo com o relatório IOTA (Industry Outlook and Trends Analysis), da AVIXA, o mercado mundial para esse tipo de projeto deve chegar a US$ 19,6 bilhões este ano. A entidade acaba de divulgar um novo relatório – 2018 Market Opportunity Analysis Report (MOAR) – cobrindo as oportunidades e desafios para empresas e profissionais de AV nesse segmento.

O relatório MOAR é o primeiro de uma série de estudos sobre mercados verticais conduzidos ao longo de 2018, e que terá ainda volumes sobre os segmentos corporativo, estádios esportivos, hospitality, educação e transportes. Mantendo o foco na criação de experiências excepcionais através de soluções AV integradas, a AVIXA adotou uma abordagem design-thinking para entender esses mercados.

O relatório começa tentando compreender o comportamento dos consumidores durante a experiência de compra. Em seguida, foca nos clientes de soluções AV, geralmente classificados como “usuários finais”, incluindo influenciadores e tomadores de decisão envolvidos em projetos de integração de sistemas Pro AV.

No caso da vertical varejo, o estudo abrange aqueles que são responsáveis pela experiência do consumidor e/ou pelas tecnologias audiovisuais utilizadas nas lojas. Finalmente, apresenta uma visão dos integradores Pro AV sobre seus êxitos e desafios no trabalho com o segmento varejista.

A seguir, alguns destaques do relatório MOAR 2018:

*Tentando se manter competitivo diante da expansão do e-commerce, o varejo físico evolui no sentido de instalações que proporcionem melhores experiências aos clientes, tendo nos recursos AV um forte componente. A pesquisa mostra um aumento dos investimentos para dar suporte a essa tendência, gerando cerca de US$ 6 bilhões em projetos AV somente na América do Norte.

*Surpreendentemente, apenas metade dos fornecedores AV estão atualmente trabalhando com varejo. As razões variam, mas uma das principais é a falta de conhecimento sobre os espaços comerciais. Varejistas afirmam que geralmente trabalham com empresas tradicionais de TI ou escritórios de arquitetura. Isso pode afastar alguns integradores AV, por não saberem como entrar no segmento.

*A maioria dos varejistas consultados na pesquisa planeja contratar projetos de integração utilizando tecnologias maduras, como equipamentos de áudio e displays de vídeo. O mesmo vale para a combinação de tecnologias visando soluções em segurança, sinalização digital e ponto de venda. Os varejistas ainda não estão investindo em novas tecnologias, como realidade virtual e aumentada, embora haja interesse nelas.

*Tanto usuários finais quanto provedores de soluções AV concordam que os dois maiores desafios dos varejistas são escolher a tecnologia e adequá-la ao orçamento. Eles confiam no conhecimento dos integradores AV sobre as diversas opções existentes para ajudá-los a criar experiências excepcionais de forma eficiente.

“O relatório mostra que uma grande parcela de provedores AV não estão presentes no espaço do varejo”, diz Sean Wargo, diretor de inteligência de mercado da AVIXA. “Num mercado que está crescendo, eles acabam prestando um desserviço a si mesmos. Isso leva os varejistas a buscar profissionais que não necessariamente têm a necessária expertise em AV para entregar melhores espaços. Este relatório destaca as oportunidades existentes e dá alguns caminhos para ter sucesso no setor”.

                O relatório 2018 Market Opportunity Analysis Report, está disponível para compra neste endereço. Membros da AVIXA têm direito a descontos.