ENTREVISTA: “AVIXA QUER SER O PONTO DE ENCONTRO DA COMUNIDADE AUDIOVISUAL”


5 de dezembro de 2017

Em setembro último, a InfoComm International anunciou a mudança de seu nome para Avixa (AudioVisual and Integrated Experience Association). Em comunicado oficial, David Labuskes, diretor executivo da entidade, explicou alguns aspectos da mudança. Fundada em 1939, a InfoComm conta atualmente com cerca de 5.400 membros, entre fabricantes, distribuidores, integradores, promotores de eventos e desenvolvedores de software, que atuam em mais de 80 países. “As organizações evoluem, e a AVIXA irá manter as atividades principais da InfoComm”, diz Labuskes. “Existem muitas oportunidades de crescimento para nossa indústria no campo da experiência audiovisual, e para isso era importante mudar a principal entidade do setor”.

  Nesta entrevista exclusiva, o country manager da AVIXA no Brasil, Nelson Baumgratz, analisa em detalhes a nova estratégia e como ela pretende integrar os diversos segmentos do mercado Pro AV:

 

P – O que levou a InfoComm à mudança de nome, após tantos anos de existência da entidade?

R – A AVIXA é uma associação sem fins lucrativos e que está próxima de completar 80 anos de existência, e uma característica muito interessante é que ela é dirigida pelos seus próprios associados. Então, toda a diretoria da AVIXA – o presidente, o tesoureiro, o secretário, enfim, todo o corpo diretivo da AVIXA é composto por associados. São donos de empresas, altos executivos, profissionais experientes, que se voluntariam e passam um ano ou mais dedicados a participar das reuniões, das viagens, dando o seu tempo e sua contribuição para dirigir associação. Isso significa que a direção da associação sabe muito bem o que o mercado quer, o que a indústria vive e o que está querendo, e para onde estão apontando todas as tendências. E uma coisa que se percebeu, já há alguns anos, é que a marca InfoComm International não tinha a representatividade que Associação precisava.

Essa marca teve uma razão de ser, em um determinado momento, mas hoje ela se confunde um pouco com as próprias feiras que a Associação faz em todo o mundo, e as pessoas não sabiam se estamos falando da “InfoComm associação” ou da “InfoComm feira”. Além disso, o nome não fazia referência, não trazia nenhuma ideia, de que se estava falando de uma associação sem fins lucrativos – é um nome que tinha um viés muito corporativo, e dava a entender que se tratava de uma corporação, e não de uma associação. E pra complicar mais ainda, “InfoComm” parecia Informática e Telecom, e então, onde estava o Audiovisual nisso? Mas o mais importante de tudo isso é que o mundo mudou muito nos últimos tempos, a nossa indústria audiovisual profissional mudou muito e os clientes hoje já não valorizam o produto em primeiro lugar, eles não valorizam a solução em primeiro lugar, eles não valorizam a tecnologia em primeiro lugar. Aquilo que o cliente ou usuário final dá realmente valor é a experiência que ele tem quando usa a tecnologia audiovisual, no sentido de que isso esteja proporcionando um resultado positivo para o seu negócio.

 

P – E como é esta experiência?  

R – É o que nós chamamos de Experiência Integrada – uma experiência que ele obtém ao desfrutar de um conteúdo bem produzido e que é captado, transmitido e exibido por uma tecnologia de ponta, e é uma experiência que acontece dentro de um espaço que é propício à melhor recepção, à melhor execução desta comunicação. Muita gente vai se lembrar que temos falado já há alguns anos sobre a Experiência Excepcional de comunicação, e que essa experiência só pode ocorrer se houver uma sinergia entre o Conteúdo, a Tecnologia e o Espaço. Então, para que o cliente final possa ter experiências excepcionais de comunicação, tudo isso tem que estar integrado. Daí o que acontece hoje é que nós precisamos ser uma associação que vai além da tecnologia – sem deixar de lado os amigos atuais que temos, nós queremos fazer novos amigos. Sem deixar de ser quem somos, nós queremos ser mais – nós queremos transcender o nosso legado, mas ao mesmo tempo incluir este mesmo legado. Por isso, dentro do nosso planejamento estratégico para os próximos três anos, até 2020, uma das coisas importantes que nós vimos que seria necessário seria buscar uma nova marca – uma marca que a representasse tudo isso! E a marca que a que se chegou foi justamente AVIXA – uma sigla que tem o ‘AV’ de AudioVisual, que tem no final o ‘A’ de Associação e tem no meio o ‘IX’, que no inglês  significa Integrated eXperience,  ou seja, a  Experiência Integrada. Uma coisa até interessante a se comentar é que, quando se iniciou esse processo, há mais de um ano e meio atrás, contratamos uma consultoria para nos ajudar com o estudo de uma nova marca e contamos tudo isso para eles, mas dissemos: “Olha, tem uma coisa que não se pode mexer, que é imutável – é o nome InfoComm, não se pode mexer no nome da associação”. Passado um mês e meio, eles voltam para a gente e falam: “Temos uma notícia para dar para vocês: se vocês querem representar tudo isso que vocês estão dizendo que querem, não tem jeito, vocês vão ter que trocar o nome…!” Então, foi uma mudança realmente significativa, impactante – mudamos de marca, de cores, de discurso, e mudamos de nome…  Será um desafio fazer este nome ter penetração e ser conhecido, assim como o nome anterior era conhecido, mas hoje vivemos num mundo onde esta mesma penetração é muito mais ampla, muito mais fácil, por todos os recursos tecnológicos de comunicação, temos as redes sociais, e agradecemos inclusive essa grande oportunidade nesse veículo, de poder estar contando tudo isto para vocês.

 

P – Dentro da proposta de ampliar a atuação da entidade, quais são os setores que “caberiam” dentro da AVIXA?

R – Veja bem, nós agora somos a AudioVisual and Integrated Experience Association – a associação audiovisual e da experiência integrada – nós usamos a Tecnologia audiovisual, o Espaço e o Conteúdo para promover experiências de comunicação que sejam excepcionais e que ofereçam o resultado que os clientes estão buscando. Para isso, nós não podemos seguir trabalhando apenas com os profissionais de tecnologia –precisamos abraçar também outros tipos de profissionais: produtores de conteúdo, de vídeo, artistas gráficos, músicos, enfim, todos aqueles que produzem o conteúdo que vai fazer parte dessa experiência. E também os profissionais do espaço: os arquitetos, principalmente, mas também projetistas de interiores, de infraestrutura, todos que estão envolvidos em pensar o espaço onde ocorre a experiência integrada de comunicação. Como eu falei antes, nós queremos manter os nossos amigos atuais, mas fazer muitos novos amigos… A missão da AVIXA é ser o ponto de encontro de toda a grande comunidade AV mundial, este ponto de encontro onde os profissionais vão encontrar Comunidade profissional, vão encontrar Informação relevante, vão fazer Conexões entre pessoas! Desta forma, a AVIXA pode funcionar como um grande catalisador para o crescimento global deste mercado – não o mercado da tecnologia em si mesmo, mas mais além, o mercado da Experiência Integrada de comunicação. Eu já mencionei rapidamente os profissionais do conteúdo e os profissionais do espaço, mas não podemos esquecer também de um setor, que é bem tangencial ao nosso e com o qual temos muitos pontos de contato e para o qual também estamos de braços abertos, que é o setor do TI – a Tecnologia da Informação hoje é uma parte fundamental da Tecnologia Audiovisual, não somente em termos de infraestrutura, mas em termos de gerenciamento e planejamento também, hoje o áudio, o vídeo, a automação transitam pelas redes de dados, e existe em uma conexão, uma convergência muito grande com o mundo do TI. Enfim, queremos trazer para dentro da AVIXA todos os arquitetos, todos os produtores de conteúdo, agências, artistas, e precisamos ter todo mundo se conversando, juntamente com os profissionais de tecnologia AV, para que todos possam crescer e aprender juntos e fazer com que o mercado da Experiência Integrada de comunicação seja cada vez maior.

P – Como entidade, quais são as atividades da AVIXA atualmente?

R – A AVIXA desenvolve cinco grandes programas, e o primeiro destes são as Feiras que nós fazemos em todo o mundo – e é importante dizer que as feiras continuam se chamando InfoComm, ou então mantendo os nomes que elas têm em diversas partes do mundo. A feira dos Estados Unidos se chama InfoComm, as feiras da América Latina se chamam TecnoMultimídia InfoComm, temos a InfoComm China, a InfoComm Rússia, InfoComm Índia; na Austrália a feira se chama Integrate; na Europa a nossa maior feira, que acontece em fevereiro em Amsterdã, se chama ISE, ou seja, Integrated Systems Europe. Então esses nomes permanecem. As feiras são um grande sucesso em todo o mundo e uma das coisas mais visíveis que Associação faz, mas temos os nossos programas de Educação – cursos online, cursos virtuais, cursos presenciais, e tem muita gente fazendo esses cursos, se capacitando e aprendendo, desde o básico até coisas bem avançadas, como projeto de sistemas AV em redes etc. É muito importante ressaltar também que, dentro do programa educacional, nós vamos escrever novos currículos, voltados para o profissional do espaço e para o profissional do conteúdo, para ajudar esses profissionais a entenderem como o AV pode levar os clientes deles a obter os resultados que estão buscando nos seus negócios. O programa de Certificação é também muito importante, hoje os clientes demandam profissionais certificados e a única certificação de acreditação mundial é certificação CTS da AVIXA. Esse programa continua, e temos mais de 11 mil profissionais certificados no mundo. No Brasil, temos um número que está crescente e pelo movimento das pessoas interessadas neste final de ano, nós devemos ter um acréscimo muito significativo em breve. Espero que já no começo do ano que vem tenhamos aumentado bastante o número de CTSs no Brasil. Além de Feiras, Educação e Certificação, nós temos o programa das Normas Técnicas. Desde 2006 a AVIXA é a entidade que escreve as normas técnicas audiovisuais nos Estados Unidos, e essas normas já são adotadas em várias partes do mundo. Nós já estamos no processo de trazer essas normas para o Brasil – tem norma sendo traduzida para o português, estamos em conversação com os órgãos brasileiros relacionados com normas técnicas, isso porque as normas são ferramentas de garantia de qualidade para usuário final. São normas que ajudam a medir o desempenho dos sistemas audiovisuais, desenvolver os projetos audiovisuais segundo as melhores práticas recomendadas internacionalmente. Então esse é mais um dos programas que temos, de muito sucesso. E por fim, temos uma série de outros recursos – entre eles os mais importantes são as Pesquisas de Mercado que nós fazemos e publicamos.

Acabamos de publicar o relatório da análise completa do mercado de Audiovisual nas Américas, e temos inclusive o capítulo do Brasil em separado. Esses relatórios são ferramentas fundamentais para decisão estratégica que a Associação oferece para o mercado, para os empresários, para os tomadores de decisão. E além desse relatório específico temos uma série de outras ferramentas que são disponibilizados pela associação, tudo voltado a oferecer Inteligência de Mercado e ajudar empresas e profissionais a tomarem melhores decisões de negócios.

P – O que muda na questão das afiliações e dos serviços prestados aos membros?

R – Teremos mudanças significativas no sistema de afiliações, e já estamos começando a anunciar as mudanças, que serão implementadas em janeiro de 2018. Antes, tínhamos um sistema “tamanho único”, que era uma modalidade de afiliação individual, e uma modalidade empresarial. A AVIXA é como uma moeda e seus dois lados: somos uma Associação Comercial, que ajuda as empresas a realizarem melhor seus negócios, mas o outro lado da moeda é que somos uma Sociedade Profissional, que apoia o profissional, o indivíduo, e o ajuda a se desenvolver profissionalmente e a avançar a sua carreira. Então, na modalidade Individual teremos três níveis de afiliação – Basic, Premium e Elite. O nível Basic é sem custo algum, e é voltado para quem quer tomar contato inicial com a AVIXA. Foi pensado justamente para os profissionais de conteúdo e de espaço, para que saibamos quem são e para que eles fiquem em contato conosco. Uma vez que se decidem a se envolver mais, a participar dos cursos online e presenciais, a obter sua certificação, podem escolhem entre o nível Premium, que dá acesso aos cursos e certificados essenciais, ou o nível Elite, no qual o associado pode acessar todos os recursos online que temos, além de ter também descontos significativos nos demais produtos. É bom dizer que os valores de anuidade foram revistos, e são muito acessíveis. Ninguém vai ficar de fora da AVIXA por uma questão de custo! Já no lado empresarial, teremos os níveis Bronze, Silver, Gold e Diamond, e cada um oferece benefícios mais ‘customizáveis’, por assim dizer, onde o associado pode compor o pacote de benefícios que seja mais adequado à realidade da sua empresa, e ele pode até também ao longo do tempo fazer upgrade ou downgrade do seu nível, dentro de certos termos, naturalmente. A ideia aqui é dar para as empresas as melhores opções dentro do leque de produtos que temos – espaço de exibidor nas feiras, descontos em educação, acesso online, acesso às pesquisas de mercado, etc.

 

P – Os programas de certificação permanecem? 

R – Sim, o CTS permanece, e também o Certificado AVIXA de Reconhecimento Técnico AV. Esse é um certificado de entrada, de obtenção mais fácil que o CTS, e que todo profissional AV deve ter, mesmo que tenha só começado outro dia mesmo. Uma novidade nesse programa de certificação são as Micro Credencias AVIXA – vamos ter credenciais específicas para atividades específicas de instalação. É uma certificação voltada para técnicos de instalações AV, com a qual eles podem comprovar suas habilidades em passar cabos, em fazer a terminação de cabos, em montar suportes de equipamentos, etc.

É um programa muito interessante e de aplicação prática, e que em breve vai estar traduzido também para o Português.

 

P – Especificamente em relação ao Brasil, quais são os planos para 2018?

R – Para o Brasil, vamos continuar com a oferta de cursos presenciais, especialmente no início do ano – fim de janeiro e início de fevereiro, que é quando queremos realizar dois módulos do nosso Curso de Projetos de Sistemas Audiovisuais. Se houver demanda, montamos também uma turma fechada de Preparação para o CTS, igual está acontecendo agora no meio de dezembro, onde mais de 20 candidatos se reuniram e vamos fazer um intensivo de três dias para explicar tudo sobre o Exame de Certificação CTS. Vamos continuar com nossa série de webinars, vamos fazer workshops de aplicação das Normas Técnicas, especialmente agora que temos novas normas e até uma delas vai estar publicada em Português. Vamos continuar apoiando nossos associados, estando presentes nos road-shows e outros eventos que têm sido um grande sucesso, onde temos oportunidade de apresentar os benefícios da AVIXA para centenas de profissionais e de tomadores de decisões em usuários finais. Além disso, queremos visitar os nossos novos amigos, descobrir onde eles estão, e falar para eles de como é importante eles estarem juntos conosco na AVIXA. Então, estamos planejando estar presentes em eventos de usuários finais, e de arquitetos, e de profissionais de conteúdo. Concluindo, eu gostaria de ressaltar que somos a única organização mundial que tem uma quantidade de informação qualificada, compilada ao longo desses quase 80 anos e queremos que todos os usuários finais, todas as verticais que queremos alcançar, saibam que essa informação existe e está disponível. Grande parte do trabalho que vamos desenvolver – nós e nossos associados – será fazer com que o usuário final saiba onde buscar informação qualificada para tomar as decisões técnicas mais adequadas (e não estamos falando de marcas, mas de tecnologias), e que também podem treinar seus funcionários para que saibam o que existe e o que necessitam comprar, em termos de tecnologia, para solucionar suas necessidades de comunicação para que seus negócios possam se desenvolver de maneira mais eficiente.