DISPLAYS DE LED: MAL-ENTENDIDOS QUE PRECISAM SER DESFEITOS


27 de outubro de 2017

Por Robert Archer

Nunca na história da indústria audiovisual tivemos um mercado tão diversificado e competitivo. UltraHD 4K, HDR, taxas de renovação de tela (refresh rates) e gamas de cores mais amplas (WCG) levam a uma nova era de performance, com uso dos displays de vídeo. Para o integrador, não poderia existir época melhor.

Com a crescente popularidade do vídeo – em aplicações como sinalização digital, educação, varejo e salas corporativas, só para ficar em alguns exemplos –, os sistemas de vídeo estão sendo instalados em ambientes que os profissionais AV jamais sonharam. E, no entanto, ainda há desafios técnicos e estereótipos que precisam ser superados. O principal obstáculo está nos mal-entendidos que cercam a tecnologia de LED.

Duas empresas vêm oferecendo ideias que podem ajudar a um conhecimento melhor dessa inovação: SiliconCore e Planar. Quando se fala em soluções de LED para ambientes comerciais, os críticos dessa tecnologia geralmente apontam atributos que, na verdade, estão ultrapassados no mercado atual.

Conversamos com Steve Seminario, vice-presidente da Planar Leyard, que relata cinco mitos:

*Displays de LED não têm resolução suficiente

Diz ele que esses displays são capazes de reproduzir qualquer resolução, inclusive em videowalls, mas isso depende de alguns fatores. É preciso considerar, por exemplo, se estamos falando de “resolução exata” (Full-HD, 4K ou 8K) ou de “densidade de pixels”. No primeiro caso, é verdade que os displays LED em formatos (aspect ratio) fora dos padrões normais de resolução. Mas isso mudou, especialmente após a popularização do padrão 16:9 – 1.920 x 1.080, 3.840 x 2.160 etc. Já a densidade de pixels também vem aumentando expressivamente, com os displays LED do tipo fine pitch atingindo mínimos de 0,7mm (ou 0,9mm nos produtos comerciais). E com displays LCD de 55” chegando a 0,6mm, estamos muito próximos da máxima densidade de pixels.

*Video walls LED não admitem o recurso touch

Um dos requisitos mais frequentes dos clientes da Planar Leyard é justamente a tecnologia de toque, para maior interatividade. Seminário dá o exemplo do videowall multitouch, lançado pela empresa, com até 196 polegadas e capacidade de 32 pontos de toque simultâneos.

*Videowalls LED têm menor vida útil

Refutando essa tese, Seminario acrescenta o alto nível de usabilidade desses displays e sua facilidade de instalação e montagem. Segundo ele, a vida útil pode chegar a 100 mil horas em níveis médios de brilho. Não significa que um pixel não possa se danificar com o uso contínuo, isso fatalmente acontece com alguns deles. Mas ele lembra que a troca pode ser feita facilmente, até porque cada elemento de imagem tem menos de 1mm. Exige-se apenas que o técnico responsável seja bem treinado. Além disso, a maior parte do painel permite manutenção, e alguns até oferecem redundância tanto na parte de vídeo quando na alimentação elétrica.

*Videowalls LED ocupam muito espaço

Admitindo que alguns displays realmente dependem de boas estruturas físicas, Seminario que o espaço necessário para instalação é de apenas 90cm na traseira. Quando a sala não permite essa extensão, há produtos que podem ser adaptados. Hoje, garante ele, há videowalls que podem ser montados até de frente, com inclinação lateral de até 10cm, o que atende a qualquer situação.

*Videowalls de LED têm brilho excessivo

Os modelos recentes são desenhados para uso interno e com maior flexibilidade para ajuste de brilho. Alguns podem ser adaptados para ambientes em que se precisa de apenas 150 ou 300 nits. Também são projetados para preservar a uniformidade de cores e de luminosidade, mantendo a escala de cinza até em níveis baixos de brilho.

Já a SiliconCore destaca os benefícios da tecnologia LED que devem ser consideradas nos projetos. Johanna Ocampo, diretora de marketing, cita especificamente três razões que podem ser indicadas aos clientes:

Luminosidade – Qual seria o nível ideal? Segundo ela, um display de 1.200 nits produzirá 600 nits num espaço de meia vida, o que significa 100 mil horas.

Valor – Certos críticos comentam que a implantação de um sistema de LED é onerosa, mas Ocampo lembra que esse custo, embora possa ser alto de início, se paga mais rapidamente do que outras tecnologias.

Contraste – Devido ao seu brilho, displays LED podem ser usados em inúmeras atividades sem queda na qualidade de imagem.

 

Artigo original do site Commercial Integrator. Para ler na íntegra, clique aqui.