MEDIDOR DE IMPEDÂNCIA TOA ZM-104A


5 de junho de 2017

Um dos problemas mais encontrados em instalações de sistemas de áudio é o mau casamento de impedâncias entre os equipamentos. Este erro de projeto muitas vezes é responsável pelo baixo desempenho do sistema e pode ser a causa de danos aos aparelhos. Com um medidor de impedância, o instalador consegue casar a impedância de alto-falantes e amplificadores para que ambos rendam o máximo possível e não haja danos a nenhum dos equipamentos.

O ZM-104A, da fabricante japonesa TOA, permite a medição da impedância de linhas de alto-falantes entre 5 e 100 Ohms, verificando todas as entradas ou saídas de um aparelho eletrônico. Funciona com pilhas “AA”, pesa apeas 700g e, segundo o fabricante, é  recomendado para linhas de alta impedância e tem um medidor de fácil leitura.

Um exemplo prático de utilização do medidor de impedância seria em instalações de áudio onde o integrador, a pedido do cliente, precisa substituir amplificadores antigos, mas não tem certeza se o novo amplificador estaria super ou sub dimensionado. A empresa ainda adverte que usar um multímetro não é a mesma coisa, já que usar um medidor de impedância considera razões como resistência e reatância para indicar correta e precisamente a impedância de linha.

Cada amplificador tem uma carga de impedância mínima tolerável. Assim, ao medir a impedância da linha com o aparelho adequado, o integrador terá certeza de que a escolha do amplificador foi correta. O ideal é que a impedância da linha esteja sempre acima da carga de impedância mínima do amplificador.

Fonte:  Discabos