QUAL O FUTURO DA SALA DE REUNIÃO CORPORATIVA?


18 de abril de 2017

Por Marçal Bonfim*Em meio a tantas tecnologias que surgem, que são atualizadas e inovadas diariamente, existe todo um processo para que essas transformações e novidades ocorram. Para a realização, produção e inovação de tais tecnologias, é necessário que o profissional tenha um certo grau de conhecimento técnico, somado a boas referências para alcançar o resultado esperado. E na tecnologia audiovisual? Ela também exige todos os requisitos citados acima, e nesse universo os produtos são diversos, com diferentes funcionalidades, exigindo do profissional estudos aprofundados. Hoje, é importante que todas as empresas adquiram uma boa sala de reunião, funcional e responsiva.

A Sala de Reunião do Futuro já está presente em várias empresas de médio e grande porte. Trocas de dados e comunicação instantânea são alguns dos pontos que chamam atenção para que empresários agreguem essa solução em suas empresas, especialmente no ambiente disruptivo que vivemos atualmente: entrevistas de emprego e reuniões importantes utilizando a videoconferência.

Computadores, tablets e smartphones são capazes de distribuir informações instantaneamente, através da tela compartilhada entre os participantes. Para montar uma sala de reunião moderna e eficiente, estas são algumas recomendações:

 

SISTEMA COLABORATIVO FLEX

O uso de ferramentas de colaboração associado à migração de aplicativos para dispositivos móveis é indispensável e possui uma grande variedade, como o Clickshare da Barco, os Via da Kramer, Crestron AirMedia e Christie Brio, entre outros. Sistemas colaborativos precisam ser flexíveis para o tipo de pessoa que irá utilizá-lo. Essa solução é necessária e de grande importância para o ambiente corporativo.

 

SERVIÇOS EM NUVEM

É muito importante que toda informação gerada seja armazenada. Por isso, boa parte das empresas está aderindo ao armazenamento via nuvem, com aplicativos  como DropboxOne DriveGoogle Drive e outros, por conta do alto nível de criptografia, segurança, flexibilidade de expansão e facilidade de acesso.

O conteúdo de sua reunião precisa estar o mais seguro possível, devendo ser compartilhado apenas com as pessoas envolvidas no processo. As empresas que vendem esse serviço estão investindo cada vez mais nessa tecnologia, então veja quais oferecem o melhor custo x benefício.

 

TIPOS DE DISPLAYS

É essencial escolher o melhor tipo de display para convergir com o foco da apresentação ou da dinâmica. Hoje o segmento Pro AV oferece projetores de lâmpada, projetores laser e projetores de curta distância, monitores interativos de tamanhos, monitores profissionais para videowall e digital signage. As possibilidades de interatividade são grandes: feeds automáticos, personalização da tela com a identidade da empresa, informações sobre o tempo, hora, trânsito e notícias, que podem ser atualizadas remotamente através de software ou Webgui.

Tamanho de tela, peso e consumo de energia são características importantes, mas às vezes passa despercebida a análise de durabilidade do produto e a qualidade da imagem projetada. Alguns itens que precisam ser considerados:

*  LED ou LCD, no caso dos monitores, pois isso influencia na durabilidade e no consumo;

*  Lâmpada ou Laser, 3LCD ou DLP, no caso dos projetores *Luminosidade;

*  Funcionalidades do menu.

Certos produtos possuem características próprias, como o projetor BrightLink Pro 1460ui, da Epson, que uniu  projeção, software de colaboração e integração em um único produto.

 

VIDEOCONFERÊNCIA

Na web, o vídeo já supera o uso da escrita e da voz, e essa tendência está migrando para o ambiente de trabalho, promovendo o uso da videoconferência em todos os níveis hierárquicos. Podemos notar também a evolução dos aplicativos de IM (instant message – mensagem instantânea) para soluções mais específicas que englobam telefonia, conferência de vídeo, voz e compartilhamento de conteúdo, como por exemplo o Skype For Business.

Na prática, os recursos de videoconferência hoje estão sendo aprimorados mais por software do que pelo próprio hardware. E todas essas tendências e avanços mostram o quanto a videoconferência deve ser encarada profissionalmente. No mercado B2B, a videoconferência é um requisito indispensável para empresas que estão sempre negociando com outras em cidades (e até países) diferentes.

 

MICROFONES

Algo que está bem avançado e requisitado são os microfones corporativos, que podem ser de teto ou de mesa, auricular ou gooseneck, e são altamente recomendados para salas de reuniões de todos os tamanhos, de huddle room até board room. Esses microfones captam perfeitamente a voz dos participantes da reunião, e o som para quem ouve é perfeito. Ótimo para videoconferências, reuniões que serão gravadas e para evitar que uma voz sobreponha a outra.

Os microfones são wireless, cabeados ou controlados via software. Um administrador pode controlar os microfones por qualquer dispositivo (smartphone, tablet, notebook ou PC). Você pode buscar referências no mercado como Microflex Wireless ou Microflex Advanced da Shure, ou System 10 PRO da Audio-Technica.

*Diretor da distribuidora Dealer. O artigo original, com fotos e vídeo do autor, pode ser acessado aqui.