CAPITAL PAULISTA INCLUÍDA EM AÇÃO GLOBAL PARA VEÍCULOS AUTÔNOMOS


17 de janeiro de 2017

veiculos_autonomos

A cidade de São Paulo foi incluída numa lista de dez metrópoles que irão se preparar para o uso de carros inteligentes. As cidades listadas terão a responsabilidade de oferecer projetos e sugestões para a implantação de sistemas com veículos sem motorista a partir de 2018. Um grupo de especialistas formado pela empresa americana Bloomberg irá visitar todas as cidades e coordenar os trabalhos.

O programa foi anunciado em outubro passado, com as primeiras cinco cidades da lista: Los Angeles, Nashville e Austin, nos EUA; Paris e Buenos Aires. Agora, o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg acrescentou mais cinco metrópoles: São Paulo, Londres, Washington, Helsinki e Tel Aviv. Através a Iniciative on Cities and Autonomous Vehicles, ele pretende desenvolver projetos e ferramentas para que outras cidades do mundo planejem a introdução dessa nova modalidade de transporte.

“A revolução dos veículos autônomos já chegou, e ao analisar oportunidades e desafios os prefeitos dessas cidades poderão liderar a adoção de políticas que beneficiem os cidadãos e as comunidades”, disse Bloomberg, que mantém a fundação Aspen Institute para esse tipo de atividades.

O presidente da fundação, Walter Isaacson, acrescentou que a intenção é ampliar as oportunidades para compartilhar conhecimento e planejar coletivamente as soluções de problemas urbanos, utilizando as experiências de cada uma das cidades. “Vamos criar um processo de inovação contínuo, que ajude os líderes das cidades e resolver problemas crônicos”, disse Isaacsson no evento de lançamento. “Queremos que a adoção de veículos autônomos seja coordenada com outras políticas públicas para mobilidade urbana e também ajudando a reduzir as desigualdades”.

Até o momento, a Prefeitura de São Paulo não se manifestou sobre a iniciativa. Mais detalhes podem ser encontrados no site oficial do Aspen Institute.