POR QUE AS EMPRESAS SE SENTEM AMEAÇADAS PELAS STARTUPS DIGITAIS


11 de outubro de 2016

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Pesquisa internacional divulgada na semana passada pela Dell Technologies indica que 78% das empresas temem as concorrentes iniciantes vindas do setor digital. Elas acreditam que as startups digitais representam uma ameaça para sua organização, seja agora ou no futuro.

O estudo Digital Business Research Index mostrou que esse fenômeno está impulsionando empresas inovadoras e acelerando o declínio de outras. Quase metade (45%) das empresas pesquisadas temem que seus negócios se tornem obsoletos dentro dos próximos três a cinco anos, devido à concorrência de startups da era digital.

Algumas estão sofrendo com a velocidade da mudança. Mais da metade (52%) dos líderes de negócios vivenciaram uma interrupção significativa em seus setores nos últimos três anos, como resultado do advento das tecnologias digitais e da Internet das Coisas; e 48% das empresas globais não sabem como será seu setor daqui a três anos.

Os resultados vêm de uma pesquisa independente realizada pela Vanson Bourne com 4.000 líderes de negócios (de empresas de médio a grande porte) em 16 países, incluindo o Brasil, e 12 setores. “Até o momento, a quarta revolução industrial se provou tão brutal quanto suas predecessoras”, explica Jeremy Burton, diretor de marketing da Dell Technologies. “Se as empresas não conseguirem acompanhar, ficarão para trás. A abordagem de ‘deixar para amanhã’ não funciona”.

 

Progresso desigual

Algumas empresas mal começaram sua transformação digital. Muitas adotaram uma abordagem fragmentada. Apenas uma minoria está perto de concluir esse processo. E somente um a cada três empresários pesquisados está executando adequadamente os atributos críticos digitais de negócios.

Num estudo de 2015, líderes de empresas concordaram que existe um conjunto de atributos digitais que as empresas precisam adotar para ser bem-sucedidas na próxima década:

  1. Inovar de modo ágil
  2. Descobrir novas oportunidades de modo preditivo
  3. Demonstrar transparência e confiança
  4. Oferecer experiências exclusivas e personalizadas
  5. Estar sempre disponível, operando em tempo real

De acordo com essa pesquisa, apenas 4% das empresas realizaram todos os atributos digitais essenciais aos negócios adequadamente e em todos os seus setores. Este ano, o número subiu para 7%. Veja o quadro.

 

Atributos digitais de negócios 2015 2016                 
Inovar de modo ágil 9% 28%
Descobrir novas oportunidades de modo preditivo 12% 32%
Demonstrar transparência e confiança 14% 31%
Oferecer experiências exclusivas e personalizadas 11% 26%
Estar sempre disponível, operar em tempo real 12% 31%

 

Embora apenas parte de muitas empresas esteja pensando e agindo digitalmente, a ampla maioria (73%) admite que a transformação digital poderia ser mais difundida em toda a organização. Cerca de seis a cada dez não conseguem atender às principais demandas dos clientes, como melhor segurança e acesso mais rápido a serviços e informação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, 64% confessam não atuar com inteligência em tempo real. “Isso é essencial para o sucesso na era digital. Não atender às expectativas em um mercado tão concorrido pode acionar uma crise digital”, acrescentou Burton.

Desempenho dos líderes

O Índice de Transformação Digital da Dell Technologies completa a pesquisa e classifica as empresas com base no desempenho percebido pelos respondentes sobre a transformação digital de sua empresa. De acordo com o comparativo, apenas 5% dos empresários alcançaram o grupo de Líderes Digitais. Quase metade está ficando para trás. O estudo dividiu os executivos em cinco grupos:

Líderes Digitais: 5% — a transformação digital, em suas várias formas, está enraizada no DNA da empresa

Adotantes Digitais: 14% — adotaram um plano digital maduro, investimentos e inovações em andamento

Avaliadores Digitais: 34% — estão adotando a transformação digital com cuidado e gradualmente, planejando e investindo para o futuro

Seguidores Digitais: 32% — muito pouco investimento. Começando timidamente a planejar para o futuro

Preguiçosos Digitais: 15% — não têm um plano digital, adotaram iniciativas e investimentos limitados

 

Plano de resgate digital

Devido à grave ameaça de interrupção, as empresas estão começando a dimensionar uma solução. Para levar adiante sua transformação digital:

73% concordam que precisam priorizar uma estratégia de tecnologia centralizada para sua empresa

66% planejam investir em infraestrutura de TI e liderança de habilidades digitais

72% estão expandindo seus recursos de desenvolvimento de software

 

Em ordem de prioridade, de acordo com os respondentes do Digital Business Research Index, os principais investimentos de TI planejados para os próximos três anos são:

  1.    Infraestrutura convergente
  2. Tecnologias de altíssimo desempenho (Exemplo: flash)
  3. Lógica analítica, Big Data e processamento de dados
  4.    Internet das Coisas

Além disso, parte dos entrevistados criou uma demonstração de resultados totalmente digital (36%), enquanto outros (35%) realizaram parcerias com startups para adotar um modelo de inovação aberto; e um terceiro grupo (28%) segmentou parte da organização ou pretende adquirir as habilidades e a inovação necessárias por meio de fusões e aquisições. Apenas 17% avaliam o sucesso de acordo com o número de patentes que registram. e quase metade (46%) estão integrando metas digitais em todos os objetivos de departamentos e equipe.

“Em um futuro próximo, quase todas as empresas terão o conhecimento de desenvolvimento de software em seu núcleo”, diz Burton. “Muitas serão novas, enquanto outras (que não escreveram uma linha de código em 20 anos) terão passado por uma jornada histórica. Novos produtos e serviços digitais impulsionarão a transformação da infraestrutura de TI, enquanto as empresas esforçam-se para gerenciar mil vezes mais usuários e dados”.

Pesquisa no Brasil

        O Brasil desponta como o segundo país mais maduro, segundo a avaliação do Digital Business Research Index – atrás apenas da Índia, e seguido pelo México. “Embora estejamos enfrentando um período econômico desafiador, a maturidade do Brasil neste estudo demonstra o entendimento dos entrevistados sobre a relevância da transformação digital”, comenta Carlos Cunha, executivo da Dell EMC no país. Seu colega Luis Gonçalves acrescenta: “Nossos clientes entendem que os investimentos, embora bastante ponderados no cenário atual, serão essenciais para colocá-los em um patamar de vantagem quando a economia voltar a crescer”.

 

Brasil e o mundo

 

OPINIÃO DOS ENTREVISTADOS        BRASILEIROS GLOBAL
Observam que há novos concorrentes no mercado 67% 62%
Não sabem como estará seu setor dentro de 3 anos 37% 48%
Admitem que podem se tornar obsoletos daqui a 3 ou 5 anos 38% 45%
Reconhecem que os clientes estão impelindo as empresas a se tornarem mais digitais 68% 56%
Se dizem concentrados na satisfação do cliente 61% 47%
Sentem mais segurança em relação ao futuro 48% 39%
Dizem que colaboram ou compartilham mais facilmente com os clientes 50% 36%
Colocaram tecnologias móveis e de mídia social no centro de seus negócios 51% 37%
Dizem ter adotado integralmente uma forma digital de trabalho para concorrer com as novas empresas 73% 66%

 

FONTE: Dell Technologies do Brasil