HUGHES TRAZ AO BRASIL BANDA LARGA VIA SATÉLITE PARA EMPRESAS


4 de julho de 2016

hughes_netUma das maiores empresas do mundo na área de satélites, a americana Hughes anunciou na semana passada que está iniciando um serviço inédito de banda larga para empresas no Brasil. O HughesNet, a ser instalado pela brasileira Elsys, foi pensado para pequenas e médias empresas que atuam em regiões onde há carência de acesso à internet. O sistema utiliza a chamada Banda Ka, frequência de 20/30gHz mais utilizada no Brasil para telecomunicações, mas considerada de ótimo custo-benefício em banda larga.

A banda larga via satélite é uma modalidade utilizada em países de área grande, mas com dificuldades nas redes cabeadas. O sinal em Ka é captado e transmitido via parabólicas como as da banda Ku (TV paga), mas permitindo comunicação em duas vias com alta eficiência. “Fizemos pesquisas e constatamos que há muitos usuários insatisfeitos com sua banda larga”, explica o presidente da Hughes no Brasil, Rafael Guimarães, informando que os primeiros planos estão sendo comercializados nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Segundo ele, o sistema é muito mais estável do que as redes de internet via rádio, utilizadas hoje em muitos locais do interior, sofrendo pouca interferência das variações climáticas. Em seu planejamento para implantar o serviço, a Hughes contratou toda a capacidade do satélite Eutelsat 65 West A, que cobre todo o território brasileiro. A ideia é, até o final do ano, estender a cobertura para 21 estados.

O serviço HughesNet pode ser adquirido em três versões corporativas, sendo o pacote básico de 15MB para download e 3MB para upload, com franquia de 40GB, ao custo mensal de R$ 459,90.