Projetores Laser Phosphor começam a chegar ao mercado


9 de maio de 2016

epson_projA tecnologia de Laser Phosphor, que permite produzir projetores de maior luminosidade e custo de manutenção mais baixo, é um dos destaques da Expo TecnoMultimedia – InfoComm Brasil, que começa nesta terça-feira em São Paulo. Fabricantes como Christie e Epson prometem demonstrar a novidade pela primeira vez no Brasil.

Enquanto a americana já exibiu o produto em eventos internacionais (veja detalhes aqui), a Epson estreia sua série Pro L, destinada a grandes espaços. Faz parte dessa linha o modelo L25000 (foto), primeiro do tipo 3LCD que atinge a taxa de 25.000 lumens de brilho em cores (e 25.000 também em branco). Esses são também os primeiros projetores da marca que incluem unidade óptica de laser com roda de fósforo inorgânico, nova tendência do setor.

“Os novos projetores da Série Pro L demonstram o sólido compromisso da Epson de se tornar a marca número um no mercado de fósforo laser”, diz Gabriel Gonçalves, Gerente Regional de Projetores para América Latina. Segundo ele, os novos componentes permitem maior flexibilidade de instalação, incluindo o uso de lentes compatíveis com imagens em 4K. A série também inclui modelos de brilho mais baixo, com nove lentes opcionais, inclusive de alcance ultracorreto.

Tanto os painéis LCD quanto a roda de fósforo são fabricados originalmente pela Epson, que agora pretende disputar mais fortemente o segmento de cinema e projeções profissionais. São aparelhos com vida útil estimada em 20 mil horas (com operação 24/7), em instalações dos tipos edge-blending, stacking, portrait 90 graus e projeção mapeada (aqui, mais detalhes sobre essa tecnologia).