Samsung volta a investir forte na tecnologia OLED


14 de maio de 2015

843989Depois de ter iniciado a produção de painéis orgânicos (OLED) para TVs em 2012 e abandonado os investimentos nessa tecnologia por quase dois anos, a Samsung decidiu retomar seus planos. Fontes da empresa em Seul revelaram que a divisão de displays do grupo foi autorizada a reiniciar a produção, faltando apenas definir qual tipo de painel (existem três alternativas em estudo).

“A direção do grupo chegou à conclusão de que não há como obter grandes lucros produzindo apenas LCDs”, revelou a fonte. “Por isso, decidiram apostar na tecnologia OLED, que oferece maior valor agregado”. A mesma fonte informou que a ideia não é atingir largas escalas de produção, pelo menos de início. De qualquer maneira, o grupo já havia tomado a decisão de suspender a construção de mais uma fábrica de LCDs, e esse investimento será agora direcionado a OLED.

Outra fonte ligada à Samsung acrescentou que a maior preocupação é baratear o custo de produção dos painéis OLED sem infringir a patente da arqui-rival LG, que já está presente nesse segmento desde o ano passado. A LG utiliza o chamado “OLED branco” (WOLED, que acrescenta um subpixel branco ao painel, além das três cores básicas (vermelho, verde e azul). Embora considerado menos eficiente no detalhamento da imagem, esse processo é mais barato do ponto de vista industrial.

A Samsung pretende utilizar um processo similar, já que o anterior provou-se inviável: o índice de perda nas linhas de produção é muito alto. Para fazer esse investimento, cujos valores não foram divulgados, o grupo decidiu separar as divisões de LCD e de OLED, que haviam se juntado em 2013.
Fonte: ET News