Acessório sem fio auxilia trabalho em equipe


17 de maio de 2015

A cena se repete infinitas vezes todos os dias: pessoas se reúnem numa sala com seus laptops e precisam compartilhar dados entre si. A cada novo participante da reunião, é necessária uma pausa para adicionar mais um laptop. Com o ClickShare, acessório que a Barco está comercializando também no Brasil, esses trabalhos em grupo se tornam bem mais práticos.

O ClickShare é uma ferramenta intuitiva de colaboração, que pode ser utilizada em salas de aula, treinamentos e apresentações. Basta conectar o computador a um pequeno botão (via USB) para se integrar à equipe. Podem ser usados laptops Mac ou Windows; recentemente, a Barco lançou o aplicativo ClickShare também para tablets e smartphones Android e iOS.

O sistema funciona a partir de uma base que se comunica, via Wi-Fi, com até oito laptops. Não há necessidade de instalar software ou se conectar a servidores: os dados de cada aparelho podem ser transferidos na hora para uma tela grande, compartilhada por todos os participantes da reunião. A alimentação elétrica dos botões é direta, pelos conectores USB.

Com conexão HDMI e VGA, a base do ClickShare permite trabalhar com vídeo de alta definição e distribuir áudio a partir do laptop para caixas acústicas instaladas na sala. A resolução é automaticamente adaptada a cada display. No caso da tela grande, o sistema pode dividi-la em até quatro partes, ou seja, quatro usuários podem compartilhar suas apresentações ao mesmo tempo.