BNDES DIZ QUE PROCURA PROJETOS DE TECNOLOGIA PARA FINANCIAR


3 de julho de 2017

A chefe do departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações no BNDES, Irecê Fraga Loureiro, afirmou que o banco possui recursos à espera de projetos nesse setor. Dizendo que muitas empresas estão esperando pelo Plano Nacional de Internet das Coisas para começar a investir, ela lembrou que as empresas não precisam esperar pelo documento para apresentar seus projetos e buscar investimentos junto ao banco de desenvolvimento.

“Os recursos estão lá, mas sentimos falta de novos projetos”, comentou ela ao site especializado Mobile Time. “Mesmo com o cenário macroeconômico, não tem restrições de caixa, uma vez que há dinheiro para o BNDES investir em inovação. Só pedimos que os projetos sejam maduros e tenham começo, meio e fim”, observou, citando especificamente a área de IoT (Internet das Coisas) como de grande interesse para o banco.

A executiva lembrou que a taxa aplicada pelo BNDES é a menor do mercado (10% ao ano), e que a instituição entra com 80% do valor no projeto. Em média, as companhias pagam o empréstimo em até seis anos. “Em um banco privado, eles vão pagar no mínimo 20% ao ano”, afirma. Ainda assim, ela crê que os investimentos do governo ainda estão aquém do esperado, mas existem.

 Sobre o Plano Nacional de IoT, Loureiro afirma que o projeto está sendo preparado pela McKinsey e pelo escritório de advocacia Pereira Neto. Eles vão selecionar de três a cinco setores para o Brasil priorizar em Internet das Coisas e seus respectivos planos de ação. Após essa seleção, as indústrias, esferas do governo e demais participantes serão convidados para discutir o plano.  “Pedimos o estudo para indicar prioridades para política pública. Nós, como instrumento de Estado, temos que pensar sobre a implantação e o engajamento de IoT no Brasil”.

Fonte: Mobile Time