COURSERA LANÇA APP PARA SUBSTITUIR ZOOM NA EDUCAÇÃO


15 de outubro de 2020

 

Coursera  empresa do Vale do Silício que oferece cursos online gratuitos em parceria com universidades de vários países, lançou nesta quarta-feira uma plataforma de ensino a distância que pretende substituir o Zoom, mais popular app da atualidade. Daphne Koller, cofundadora da empresa e criadora do formato MOOCs (Massive Open Online Courses), diz ter trabalhado em conjunto com educadores nos últimos meses para chegar à solução chamada Engageli.

“Existem muitas plataformas de educação online, mas todas sofrem do mesmo problema: não há um método confiável de mensuração do aproveitamento dos estudantes”, diz Daphne, ex-professora de Ciências da Computação na Universidade Stanford. “Com Engageli, queremos que eles se habituem a trabalhar em grupos menores do que uma classe inteira, ao mesmo tempo em que acompanham a apresentação do professor”

Segundo ela, as seções educacionais pelo Zoom acabam se transformando quase em “game shows”, problema que o Engageli (foto) se propõe a evitar. O app possui, por exemplo, uma ferramenta de anotações que sincroniza com a contagem de tempo da aula, de modo que, ao final, seja possível saber quais alunos de fato se engajaram na discussão.

Oferece ainda vários tipos de quizzes, chats e enquetes que podem ser visualizados numa janela da tela. O professor ou instrutor pode monitorar o nível de atenção dos estudantes em tempo real, incluindo as interações entre eles, que são liberados para formar grupos de estudo dentro da “sala de aula”.

A partir do lançamento, a professora e seus três sócios no projeto Engageli começam rodadas de apresentação às universidades que já participam da Coursera. Para saber mais sobre essa nova plataforma, acesse este link.

FONTE: Protocol

Veja também:

NOVOS FORMATOS ONLINE PODEM AJUDAR NA RETOMADA DA EDUCAÇÃO

LIVES: A NOVA LINGUAGEM UNIVERSAL DA EDUCAÇÃO

UMA REVOLUÇÃO SILENCIOSA NA EDUCAÇÃO

ENSINO PRESENCIAL OU ONLINE? O QUE DIZEM OS DADOS