BRASIL DÁ O PRIMEIRO PASSO PARA IMPLANTAR TV 3.0


16 de outubro de 2020

O Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital) abriu na semana passada chamada para sugestões visando a implantação no país da TV 3.0 no país. O trabalho do Fórum vem se somar aos estudos já iniciados no ano passado pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), que formou grupos de trabalho para analisar o assunto.

Empresas privadas, universidades e centros de pesquisa brasileiros que desenvolvem tecnologias para transmissão de sinal de TV estão sendo convidados a apresentar soluções para TV 3.0. Esse padrão de transmissão, já utilizado em alguns países, tem como principal característica a integração entre TV aberta e Internet. EUA, Japão e Coreia do Sul estão entre os primeiros a adotar o padrão.

Segundo Luiz Fausto, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, as propostas devem detalhar os requisitos técnicos do novo sistema e os procedimentos para testes das tecnologias empregadas. “A TV 3.0 é totalmente baseada em aplicativos, com integração completa e transparente do conteúdo transmitido pelo ar com o transmitido pela internet”, explica. Ele acrescenta que a qualidade de som e imagem será elevada a outro patamar, com vídeo UHD, áudio imersivo e personalizável. Pelos planos do Fórum, após a análise das propostas que estão sendo recebidas a entidade irá recomendar ao governo brasileiro as tecnologias apropriadas para implantação da TV 3.0 no país. A previsão é que as normas técnicas sejam elaboradas em 2022.

Para saber mais detalhes, acesse https://forumsbtvd.org.br/tv3_0/.

FONTE: Fórum SBTVD

Veja também:

SET eXPerience TERÁ 150 PALESTRAS ONLINE

ABSOLUTE APRESENTA NOVA LINHA DE EXTENSORES HDMI

CONGRESSO VIRTUAL DA AVIXA EM OUTUBRO CONECTA PROFISSIONAIS 

SAMSUNG INICIA NA COREIA PRODUÇÃO DE PAINÉIS QD-OLED