SAMSUNG E MICROSOFT SE UNEM PARA AUTOMAÇÃO PREDIAL


22 de julho de 2020

Duas das maiores empresas de tecnologia do planeta decidiram se unir para explorar o crescente segmento de automação de edifícios. A aliança, de alcance global, prevê a comercialização conjunta de equipamentos e serviços da plataforma SmartThings, da Samsung, com as soluções cloud da Microsoft, inclusive sua plataforma Azure de Internet das Coisas (IoT).

“Queremos oferecer as proprietários e administradores prediais um conjunto robusto de ferramentas para redução de seus custos operacionais”, anunciou o vice-presidente do Samsung IoT Biz Group, Chanwoo Park. Segundo ele, o projeto se baseia em feedback de usuários de edifícios pelo mundo afora e também na necessidade de buscar soluções sustentáveis e que melhorem a experiência de quem vive ou trabalha em edificações desse tipo.

O acordo prevê que equipes da Microsoft e da Samsung trabalharão em conjunto para desenvolver recursos nos equipamentos da marca coreana, incluindo eletrodomésticos, displays e sistemas HVAC integrados à plataforma SmartThings. A ideia é que esses equipamentos possam ser gerenciados também via nuvem Azure, utilizando tecnologias exclusivas da Microsoft, como Digital Twins e Dynamics 365 Field Service.

Um dos exemplos citados é a possibilidade de que o gerente ou administrador do prédio analise em tempo real o desempenho de cada dispositivo instalado e encontre as soluções num dashboard específico e em tempo real. Isso permitirá atuar antes de eventuais falhas, poupando tempo e recursos do condomínio.

Segundo a Microsoft, a plataforma Azure IoT já é capaz de processar dados de milhões de edifícios via Inteligência Artificial. Utilizando machine learning, a ferramenta 365 Field Service pode ajudar os administradores dos prédios a identificar um problema técnico e imediatamente acionar o profissional indicado para solucioná-lo. Este poderá ser acessado através do aplicativo Microsoft Teams, mesmo que esteja distante do local.

FONTE: Future IoT Tech

Veja também:

VÍDEO: COMO A AUTOMAÇÃO DAS LUZES AJUDA A ECONOMIZAR ENERGIA

WDC ATRAI INTEGRADORES PARA MODELO DE AUTOMAÇÃO AS A SERVICE

ANATEL APERTA EXIGÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO PARA APARELHOS E PROJETOS

KASPERSKY RECOMENDA MAIS PROTEÇÃO PARA EDIFÍCIOS INTELIGENTES