YAMAHA CRIA SISTEMA DE ÁUDIO “TORCIDA REMOTA”


19 de junho de 2020

Depois de três meses de paralisação, os principais campeonatos de futebol da Europa estão reiniciando sem torcida. Todos os jogos das ligas inglesa, alemã, espanhola e italiana vêm sendo realizados com portões fechados. De olho nessa nova necessidade do segmento de eventos, a Yamaha desenvolveu um inédito sistema de áudio chamado SoundUD, que reproduz nos estádios a vibração dos torcedores como se estivessem lá (veja aqui um vídeo).

O sistema começou a ser testado em maio no Estádio Shizuoka ECOPA, no Japão, num jogo entre as equipes Jubilo Iwata e Shimizu S-Pulse. Com o nome oficial Remote Cheerer, o áudio ajuda a motivar os jogadores em campo e, segundo alguns deles, até afeta seu desempenho.

O SoundUD é um software acionado a partir de aplicativo de smartphone, que transmite os sons de torcida para os alto-falantes do estádio. Assistindo ao jogo em casa, o torcedor pode sentir a vibração, inclusive com a opção de escolher a área do estádio para onde querem direcionar os sons.

No primeiro teste do sistema, no estádio de Shizuoka, com capacidade para 50 mil pessoas, foram instalados 58 alto-falantes Yamaha (foto). Torcedores de várias partes do país enviaram seus gritos de incentivo, aplausos e vaias, que foram captados pelos jogadores ouvirem durante a partida.

Segundo a Yamaha, o SoundUD também está sendo testado em partidas de rugbi e beisebol, já que o processamento pode simular a atmosfera de um evento conforme a necessidade. Há zonas de transmissão separadas para cada clube, sem interferir nas instalações do estádio nem nos anúncios dos alto-falantes convencionais.

Na Bundesliga (Alemanha) e na LaLiga (Espanha), algumas partidas já contam com um sistema de áudio simulando torcida, mas com sons pré-gravados.

FONTE: Yamaha

Veja também:

PROJEÇÃO, MICROFONES, ILUMINAÇÃO: UM GUIA BÁSICO PARA PROMOTORES DE EVENTOS

OS IMPACTOS DO 5G NO MERCADO DE EVENTOS AO VIVO

HOSPITALITY: O PODER DAS EXPERIÊNCIAS INTEGRADAS DE ÁUDIO E VÍDEO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SEUS IMPACTOS NA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL