SISTEMAS SEM FIO GANHAM ESPAÇO COM TRABALHO REMOTO


5 de junho de 2020

Por Adam Cox*

Não é exagero dizer que o mundo jamais será o mesmo quando saírmos da COVID-19. E uma das principais mudanças será na forma como iremos trabalhar daqui por diante. Tecnologias de colaboração estarão no centro de todas as atividades – essa é uma tendência que se consolida conforme mais empresas têm de se adaptar ao mundo do trabalho remoto.

Como acontece com todas as tecnologias novas, seu desenvolvimento depende de conhecimento, e nos últimos dois meses pudemos comprovar que tanto profissionais quanto consumidores adquiriram largos conhecimentos sobre as técnicas de colaboração remota. E, embora a comunicação por vídeo seja o aspecto mais comentado, outra faceta dessa revolução é o compartilhamento remoto das telas.

Compartilhamento de telas

Essa tecnologia não é propriamente nova, mas se antes dizíamos que era “legal ter”, agora podemos afirmar que é “obrigatório ter”. As pessoas hoje precisam compartilhar telas o tempo todo, diariamente, seja colaborando com seus colegas ou apresentando a clientes. E o fato é que todos estão se acostumando a fazê-lo com um simples clique.

Pode ser que algumas pessoas até achem OK passar um cabo HDMI sob a mesa de uma sala de reunião quando as coisas voltarem ao “normal”, mas quantas? O que veremos será a continuação de uma tendência muito bem ilustrada em pesquisa recente da Futuresource, chamada “Enterprise AV End User”, que confirmou: a porcentagem de usuários de reuniões onde não se compartilhavam conteúdos digitais caiu de 50% em 2018 para apenas 5% em 2020.

Vendas cresceram 33% em 2019

O ano de 2019 viu o mercado de equipamentos WPS (Wireless Presentation System) crescer de modo significativo (33% em volume) em todo o mundo. Já em 2020, as decisões de compra vêm sendo associadas à implantação de soluções de videoconferência. Na verdade, o investimento em sistemas sem fio compete nos orçamentos com a compra de displays interativos e centrais de automação.

Mas os equipamentos WPS tendem a se expandir também para outros segmentos, como o de video bars, que agora devem se transformar em alternativa às salas de reunião convencionais. Na verdade, o mercado potencial para WPS é tão vasto que, em muitos casos, poderemos ver sobreposição de sistemas.

Cada tipo de produto apresenta peculiaridades que podem beneficiar um ou outro segmento. Para displays interativos, por exemplo, pode ser uma vantagem integrar tudo no mesmo módulo: tela, WPS, videoconferência. Mas essa solução reduz a flexibilidade de se adotar sistemas separados, além de ser mais cara e improvável para ambientes onde já há displays instalados.

Para essa última aplicação, existem os chamados room hubs, módulos fixos de conexão com painel de controle fácil de usar. Esses módulos já vêm com recursos de videoconferência, só que trazem uma limitação: utilizam plataforma de comunicação dedicada, tipo Zoom ou Microsoft Teams, e não aceitam outra. Detalhe importante: room hubs são relativamente caros e, por isso, mais indicados a salas de médio e grande porte.

Perspectivas para sistemas sem fio

Pode haver situações em que sistemas sem fio se revelem menos interessantes do que, por exemplo, uma solução fixa de videoconferência (VCF). No entanto, essa será certamente uma categoria de produto com demanda crescente nos próximos anos, inclusive com VCF já embutida. O que esperamos é ver mais empresas em busca de soluções de colaboração e compartilhamento de conteúdos que possam ser usadas da mesma maneira, seja numa sala física ou a quilômetros de distância.

Talvez o argumento mais forte para adoção de sistemas WPS seja a flexibilidade. Pesquisa da Futuresource mostra que 82% dos usuários geralmente iniciam uma reunião a partir de um desktop ou laptop, modalidade que está sendo chamada de BYOM (Bring Your Own Meeting). É o máximo que se pode ter hoje para combinar flexibilidade, produtividade e baixo custo.

Essas tendências já existiam antes da COVID-19, mas a crise vem acelerando sua adoção. Em apenas três meses, as ferramentas de colaboração transformaram o mundo do trabalho, gerando enorme expectativa sobre o dia em que voltaremos aos nossos escritórios.

*Analista de mercado da Futuresource. Para mais detalhes, visite www.futuresource-consulting.com.

VEJA TAMBÉM:

VIDEOCONFERÊNCIA, GAMES E STREAMING ALIVIAM O IMPACTO DA CRISE 

MICROFONES VIRTUAIS, NOVA PLATAFORMA DE COLABORAÇÃO

AVIXA LANÇA PADRÃO DE ILUMINAÇÃO PARA SALAS DE VIDEOCONFERÊNCIA

EMPRESAS DEPENDEM CADA VEZ MAIS DA VIDEOCOLABORAÇÃO