LUTRON DESENVOLVE ILUMINAÇÃO SMART PARA ESPAÇOS PÚBLICOS


23 de junho de 2020

Líder mundial em iluminação automatizada, a americana Lutron acaba de lançar uma solução baseada em aplicativo que simula luz natural em ambientes fechados. O sistema Athena é o primeiro produto da parceria com a Ketra, empresa texana adquirida em 2018 e especializada em iluminação por leds.

Segundo a Lutron, a solução Athena (hardware e software) combina recursos avançados de luz e design com facilidade de implantação e operação. Destinado tanto a novas construções como a retrofit de espaços comerciais e corporativos, o sistema pode controlar diversas cargas a partir de um módulo centralizado.

A base do Athena é um processador compacto capaz de gerenciar luzes e cortinas em grandes ou pequenos ambientes, como restaurantes, museus, galerias, lobbies de edifícios e áreas de circulação. Um app de smartphone ou tablet permite programação personalizada e ajustes em tempo real, além de recursos pré-programados que simulam a luz natural.

De acordo com Olivier Perrigueur, vice-presidente da Lutron, a solução Athena vem complementar a plataforma HXL, lançada no ano passado, que permite adaptar a iluminação de qualquer espaço de acordo com a luz externa (veja no vídeo). “A maioria das pessoas passa o dia inteiro num ambiente com a mesma luz”, explica Perrigueur. “Nosso sistema permite alterar a luminosidade automaticamente ao longo do dia, combinando luz natural e artificial, para dar a sensação de estar ao ar livre”.

FONTE: Lutron USA

Veja também:

LUTRON DEMONSTRA SIMULADOR DE LUZ NATURAL DIURNA E NOTURNA

VÍDEO: AUTOMAÇÃO DAS LUZES AJUDA A ECONOMIZAR ENERGIA

AVIXA LANÇA NORMA TÉCNICA DE ILUMINAÇÃO PARA VIDEOCONFERÊNCIA

TECNOLOGIA E SEUS IMPACTOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA