CONHEÇA OS GANHADORES DO AV EXPERIENCE AWARDS


9 de junho de 2020

Seis projetos realizados em vários países, sendo um deles itinerante, foram escolhidos como vencedores do AV Experience Awards, prêmio criado pela AVIXA para incentivar o uso de tecnologias audiovisuais inovadoras. Normalmente, durante a feira InfoComm é realizada uma cerimônia para entrega dos prêmios. Este ano, porém, o evento será totalmente virtual, nos próximos dias 16 a 18 de junho, e haverá apenas uma apresentação online dos projetos.

Segundo a AVIXA, a intenção é reconhecer iniciativas inovadoras que promovam a integração entre espaço, conteúdo e tecnologia para criar experiências envolventes ao público. “Este é o primeiro programa de premiação do nosso mercado que analisa os projetos do ponto de vista da integração em diversas verticais”, diz Dan Goldstein, diretor de marketing da AVIXA. “Os recursos AV podem tornar mais eficiente a colaboração, facilitar o trânsito pelos edifícios e proporcionar maior engajamento nos processos de educação e treinamento”.

Os projetos participantes da premiação foram submetidos à AVIXA por seus criadores ou usuários, incluindo agências de publicidade, estúdios de design, consultores AV, integradores, fabricantes etc. Acompanhe a seguir os 6 projetos vencedores, com uma breve descrição de cada um:

 

MELHOR EXPERIÊNCIA DE COLABORAÇÃO

Klarman Hall, na Harvard Business School

Boston, EUA

Projeto: Idibri e AVI-SPL

Inaugurado em outubro de 2018, este é um espaço pensado para conectar vozes do mundo inteiro na discussão de temas importantes. O método de apresentação de Harvard exigiu um desenho de espaço diferente da sala de aulas tradicional. Não bastava a comunicação de uma via só, a sala deveria comportar interação em larga escala, com um total de 1.000 assentos. O layout permite que os estudantes se vejam e consigam conversar entre si a partir de qualquer ponto da sala. O sistema de áudio atende não apenas o apresentador principal, mas possui um lift de voz separado para os estudantes. O display gigante (aprox. 18m de largura) tem formato curvo para otimizar os ângulos de visualização e pode ser conectado a diversas fontes de vídeo simultâneas.

 

MELHOR EXPERIÊNCIA DE ARTE DINÂMICA (empate)

 Exposição itinerante Sviatovid

Projeto e Instalação: BARTKRESA Studio 

Quem visitou a InfoComm ou a ISE (Integrated Systems Europe) em 2019 pôde ver a “escultura” de 360 graus montada pelo estúdio californiano BARTKRESA em projeção mapeada. Inspirada numa divindade eslava do século 9 e numa escultura medieval do mesmo nome, Sviatovid é um totem de 5m de altura. O tema é objeto de debate entre historiadores, mas o estúdio enfatizou a natureza multilateral da figura, que pode ser admirada de todos os lados. Com quatro faces, é projetada sobre ela uma série de animações que refletem a sua jornada.

 

MELHOR EXPERIÊNCIA DE ARTE DINÂMICA (empate)

MELHOR EXPERIÊNCIA INTERPESSOAL

DATAGATE: Escultura Astronômica NASA Ai

Nanjing, China

Projeto e Instalação: Ouchhh Studio

Colaborando com a astrofísica Dawn Gelino, da NASA, o novo estúdio de mídia baseado em Istambul criou esta instalação permanente que pesa 15 toneladas. Trata-se de um painel de LED 360 graus que permite ao público observar exoplanetas, que são planetas orbitando em torno de outros astros. O projeto utiliza tecnologia de Inteligência Artificial (machine learning) no contexto das pesquisas espaciais desenvolvidas pelo laboratório Kepler Data, da NASA. O resultado é um trabalho que convida os visitantes a mergulhar no fascinante mundo da astronomia através de uma escultura imersiva.

 

MELHOR EXPERIÊNCIA INDIVIDUALIZADA

 Museu Yogi Berra

Montclair, New Jersey (EUA)

Projeto: TRITECH Communications

O Museu Yogi Berra, localizado dentro do campus da Universidade Estadual Montclair, é um espaço atrativo que reflete a natureza, o humor e a humildade do famoso jogador de beisebol do New York Yankees do século passado. A TRITECH Communications se associou ao escritório de design Responsive Spaces para criar a experiência imersiva que chamou de “PITCH”, extremamente popular entre os fãs desse esporte. Os visitantes participam de uma simulação em que é possível rastrear a velocidade da bola e a precisão da tacada, inclusive com um árbitro e movimentos que replicam os do antigo jogador. Foram vários desafios para a equipe que trabalhou no projeto, incluindo a escolha do tipo de bola ideal e do tipo de vidro mais adequado para proteger os displays.

 

MELHOR EXPERIÊNCIA DE ESPAÇO FLEXÍVEL

 Complexo de Esportes e Eventos da Qatar University

Doha, Qatar

Projeto: Techno Q

Em novembro de 2019, a Universidade do Qatar inaugurou este complexo de 25.500 metros quadrados, um espaço flexível que pode receber uma gama variada de atividades, seja uma pequena conferência ou um grande evento esportivo. A flexibilidade é garantida através de assentos, tetos e luminárias retráteis, plataformas escaláveis e palcos móveis. A empresa integradora utilizou um mix de tecnologias para criar um espaço multifuncional, que inclui o maior teto retrátil do país, com 70×40 metros. Os painéis de teto podem receber iluminação multicolorida para criar a atmosfera ideal a cada evento. O complexo serve para abrigar desde um banquete para 900 convidados até um evento esportivo para 5.000 pessoas.

 

MELHOR EXPERIÊNCIA IMERSIVA 

Restaurante Alchemist

Copenhagen, Dinamarca

Projeto: Audio-Visuelt Centrum A/S

Quando entra no salão principal deste restaurante, o visitante se vê imerso num mundo diferente. O domo no teto transporta-o para dentro do mar ou sob as luzes da Aurora Boreal. Essa experiência mágica utiliza 10 projetores e um sistema de distribuição de áudio que envolve os clientes muito além da comida.