CRISE REFORÇA TENDÊNCIA DE GERENCIAMENTO REMOTO NAS EMPRESAS


29 de maio de 2020

Os efeitos do coronavírus no dia a dia das empresas estão reforçando a tendência do gerenciamento remoto de espaços de trabalho, sistemas e serviços. É o que diz um novo estudo da consultoria britância Futuresource, baseado em relatos de dezenas de executivos ao redor do mundo. O relatório aponta o crescimento do chamado AVMS (Audio/Video Managed Services), cujos investimentos devem subir cerca de 550% nos próximos quatro anos.

Os pesquisadores classificam como AVMS todos os serviços de monitoramento e gerenciamento remoto que permitam diagnósticos, atualizações e correções de falhas nos sistemas, além de manutenção proativa e melhoria de performance. “A comunicação por AVoIP já vinha crescendo antes da pandemia”, explica Jeremy Wills, analista senior da Futuresource e um dos autores do estudo. “Com a adoção dessa tecnologia por mais empresas, caiu o custo de implantação de sistemas de monitoramento a distância. E, com a necessidade de distanciamento social, tornou-se ainda mais crítico para as empresas investirem nessa infraestrutura”.

Segundo Wills, dentro dessa nova visão torna-se fundamental saber gerenciar, por exemplo, o uso das salas e dos equipamentos instalados. Uma das revelações do estudo é que está aumentando a preocupação em transformar grandes salas de reunião em huddle spaces, além de reaproveitar espaços antes não usados, como recepção, salas de espera e foyers. A Futuresource estima que existam atualmente cerca de 42 milhões de salas de trabalho operando em todo o mundo.

O relatório inclui análises de 30 entre os principais integradores dos EUA e da Europa, além de entrevistas com mais de 500 gerentes de AV e TI em grandes corporações. Na opinião de Wills, vários grandes fornecedores de AVMS estão se movimentando para atender a essas novas demandas. “Crestron, Sony, Xerox, Microsoft são alguns, e nossa previsão é que essa migração ganhará maior fôlego em 2021. Portanto, eis aí uma ótima oportunidade para os integradores”.

Para ver mais detalhes sobre o estudo, acesse este link.

FONTE: Futuresource