8 PASSOS PARA TORNAR MAIS ATRAENTES AS AULAS ONLINE


15 de maio de 2020

Por Marian Stoltz-Loike*

Para quem pensava que o ensino superior só poderia ser oferecido no modo presencial, a pandemia do coronavírus está forçando a uma mudança de conceitos. Muitos achavam que bastaria manter o formato tradicional, com o professor expondo os temas diante da tela. A verdade é que esse modelo já não é sustentável.

A simples transmissão das aulas via aplicativos como Zoom não é suficiente para conquistar o engajamento dos estudantes. É preciso reconhecer que a internet JÁ É o espaço onde vivem os estudantes de hoje. Eles já se relacionam há anos com seus amigos dessa forma, compartilhando histórias e imagens de suas vidas. Portanto, eles querem mais do que meras aulas online.

Trata-se, portanto, de criar novas experiências explorando o ambiente em que os alunos já se sentem naturalmente confortáveis. Aqui, enumeramos algumas sugestões que visam levar a educação online a um novo patamar. São ferramentas, estratégias e conteúdos que podem tornar as aulas virtuais mais dinâmicas e envolventes.

O professor deve falar menos e aprender a usar
mais recursos gráficos, de vídeo e de animação.

Antes de passar a elas, apenas um lembrete: os jovens dominam a linguagem da internet e conhecem os caminhos online provavelmente bem melhor do que seus professores. Portanto, além de sugerir novas ferramentas de estudo e trabalho, o educador deve propor que os próprios alunos sugiram formas de engajamento. Nesta fase de quarentena, é provável que muitos deles estejam entediados em casa e topem o desafio. Uma coisa é fora de dúvida: quando o estudante participa do processo educacional, ele aprende bem mais.

1.Aprenda a fazer pausas. Por mais que você seja um ótimo professor ou palestrante, dificilmente seus alunos permanecerão concentrados durante 50 ou 60 minutos ouvindo sua voz. Divida sua aula em períodos curtos (15 minutos), e nos intervalos faça perguntas e abra para perguntas dos alunos.

2.Utilize outras mídias. Interromper o discurso para apresentar um vídeo do YouTube, ou uma animação relacionada ao tema da aula (no máximo 5 minutos) pode ser muito motivador. Utilize linguagem gráfica para sumarizar o conteúdo, ou destacar os principais tópicos.

3.Estimule apresentações dos alunos. Pelo menos a cada duas semanas, é interessante abrir espaço para que os alunos apresentem um tema. Isso dá mais dinâmica às aulas e aumenta o engajamento dos colegas. Outra ferramenta útil: sugira um problema e peça que eles tentem resolvê-lo juntos, pelo Google Hangout, Zoom ou recurso simular. Depois, um deles pode fazer a apresentação a toda a classe.

Games, quizes, pesquisas, mais colaboração
e até a COVID-19 podem ajudar no engajamento.

4.Aproveite a força dos games. Muitos estudantes estão familiarizados com games, portanto não é difícil engajá-los em aulas nesse formato (Kahoot, por exemplo, é um sucesso). Você pode jogar com eles durante uma aula inteira, ou reservar um período para isso. Eles próprios podem criar variações do jogo usando tópicos de aula.

5.Estimule a pesquisa por conta própria. Atividades do tipo quiz também são valiosas no engajamento. Incentive a busca por materiais de leitura que os ajudem a encontrar as respostas. Existem inúmeros estudos mostrando como esse tipo de atividade ajuda na retenção dos conteúdos.

6.Adote ferramentas de colaboração. É importante que os alunos se empenham em trabalhos colaborativos. Nos cursos presenciais, muitos professores rejeitam esse conceito porque sempre acontece de um ou mais alunos “encostar o corpo”, deixando o trabalho para os colegas. No online, isso pode ser contornado estabelecendo tarefas para cada integrante do grupo, que deve executá-las durante as sessões.

8.Aproveite o tema da pandemia. Em quase todos os cursos superiores é possível relacionar conteúdos com a realidade do mundo atual. Numa aula de psicologia, discutir o impacto do isolamento social; em ciência política, tratar do papel dos governos na crise. O mesmo em aulas sobre matemática ou estatística. E assim por diante. Como o tema está presente no dia a dia de todos, essa é uma eficiente forma de engajamento.

*A autora é responsável pelos cursos online na rede Touro College and University, de Nova York. O artigo é uma condensação do que foi publicado por ela no site Campus Technology.

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