AVIXA DIVULGA PESQUISA SOBRE IMPACTO DO VÍRUS NO MERCADO PRO AV


3 de abril de 2020

Tão rápido quanto a expansão da pandemia pelo mundo foi o impacto sobre o mercado de sistemas audiovisuais. Muitos integradores tentando concluir seus projetos da forma mais breve possível, mas com os governos anunciando medidas mais fortes de restrição esses esforços também encontram mais obstáculos.

“Nosso maior desafio é entrar nas instalações dos clientes, pois isso dificulta a continuidade dos projetos e a preservação de nossos funcionários”, disse um integrador. Nesta segunda pesquisa semanal entre seus membros, realizada nos dias 23 e 24 de março, a AVIXA ouviu que 85% dos integradores e 83% dos usuários finais sentiram os impactos negativos da pandemia – resultados parecidos com os da semana anterior.

Um integrador descreveu assim a situação: “O bom é que os negócios aumentaram em termos de ajudar os clientes em problemas relacionados a conectividade, segurança, licenças cloud e suporte ao trabalho remoto. O ruim é que os projetos estão suspensos, com redução significativa nas chamadas ao help-desk e no trabalho de gerenciamento dos projetos”.

As empresas do setor estão ajustando 
as escalas de seu pessoal de atendimento 
e focando nas atividades online

O setor de Market Intelligence da AVIXA continua monitorando as respostas e incentivando os membros a responderem as pesquisas. Na comparação entre as duas semanas, 23% dos integradores e 36% dos usuários finais disseram que suas receitas caíram mais de 50%; os demais citaram porcentagens entre 11% e 50%. O setor mais afetado vem sendo o de eventos ao vivo, que registrou quedas superiores, já que praticamente todas as atividades foram interrompidas.

Uma das questões incluídas na pesquisa refere-se à redução de mão-de-obra. A maioria das empresas consultadas citou o cancelamento de reuniões e treinamentos presenciais como medida já adotada (79% dos integradores e 93% dos usuários). Demissões e afastamento temporário de pessoal foram adotados pra 30% e 27%, respectivamente. “Mantivemos apenas 2 pessoas em nossa força de trabalho, para tentar atender todos os clientes”, disse um integrador.

Mas diversos profissionais consultados revelaram que estão encontrando formas de ajustar suas operações diante das políticas de isolamento social. “Nossos funcionários estnao trabalhando de casa”, disse um deles. “Os técnicos vão direto de casa para a sede do cliente quando possível, sem vir até nossa sede a menos se isso for estritamente necessário. E estamos remanejando os horários com escalas para quem virá ao escritório de manhã para despachar entregas e receber encomendas”.

O mesmo entrevistado relata que foram cancelados todos os trabalhos fora da cidade, para evitar que funcionários fiquem em hotéis; se for o caso, eles são orientados a só consumir comida por delivery. “Estamos na expectativa de tudo seja fechado pelo governador, e nesse caso já avisamos que pagaremos o salário integral por duas semanas; depois, serão 2/3 do salário, como determinado pelas autoridades federais”.

Outro integrador explicou: “Estamos retardando os trabalhos não essenciais e fazendo atendimento somente de TI e sistemas críticos. E aproveitamos o tempo para fazer treinamento remoto com novas equipes, de forma que estejam prontas para voltar à ativa quando o lockdown terminar”.

A AVIXA, através de seu setor de Market Intelligence, também procura monitorar a situação fora dos EUA. Quem quiser participar da pesquisa fornecendo dados sobre a situação em suas regiões pode acessar o link AVIXA Insight Community. E no site avixa.org é possível obter atualizações sobre o impacto da pandemia no segmento AV, além de acessar os treinamentos online da AVIXA, que são gratuitos até o dia 12 de junho.

FONTE: AVIXA

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