ÁUDIO: COMO MELHORAR A EXPERIÊNCIA NO LOCAL DE TRABALHO


9 de abril de 2020

Por Zachary Comeau*

Entre em qualquer shopping, loja ou prédio de escritórios e há uma boa chance de você ouvir música ou outras mensagens através de sistemas de som instalados por um integrador AV. Em todo o mundo, as empresas dependem de sistemas de áudio de boa qualidade para ajudar a promover seus negócios, vender produtos e entreter seus convidados.

Não seria estranho se não houvesse música ou alto-falantes em eventos esportivos? Como seus hábitos de compra mudariam se não fosse a música ou os anúncios em sua loja favorita? Você consegue ouvir todo mundo quando convoca reuniões? Sua empresa sente falta de algum equipamento de áudio para melhorar essa qualidade?

À medida que o trabalho remoto e a videoconferência aumentam, soluções de áudio estão se tornando mais importantes para as salas de reunião. Um sistema de boa qualidade – alto-falantes, microfones, processador, amplificadores – pode melhorar a inteligibilidade, fator essencial em reuniões e teleconferências.

Um bom sistema de áudio pode ser

reconfigurado a qualquer momento,

dependendo das necessidades. 

Em qualquer ramo de atividade (uma escola, igreja, loja, escritório        ou consultório), a comunicação por voz é fundamental para garantir bons níveis de relacionamento e produtividade. Mais importante até do que a comunicação visual – você pode desligar as câmeras e tranquilamente continuar uma reunião virtual.

Além disso, um bom sistema de áudio oferece várias conveniências. É possível instalar equipamentos sem fio, eliminando cabos e conectores nas mesas e no piso. E estão se tornando comuns as soluções de mascaramento sonoro, com ou sem música ambiente (veja este vídeo), que reduzem o ruído de fundo para que os funcionários se concentrem mais no trabalho.

As tecnologias atuais permitem que os sistemas de áudio sejam usados para diversas finalidades, e reconfigurados com base no uso contínuo. Num painel de toque, um executivo ou apresentador pode alterar o padrão de captação dos microfones em uma sala de conferências, algo impossível com equipamentos analógicos mas extremamente simples quando o sistema é digital.

Se for o caso, a música ambiente pode ser ouvida com a mesma qualidade e o mesmo nível de volume por todos os ambientes da empresa, incluindo banheiros, recepções e até elevadores.

Uma aplicação óbvia do áudio é criar experiências para os visitantes, algo que clientes e parceiros lembrarão muito tempo depois de terem saído. Se você foi ao teatro ou a uma palestra e achou difícil entender o que estava sendo dito, não está aproveitando ao máximo seu tempo nem o dinheiro do ingresso. O mesmo vale para seus clientes. Uma teleconferência com áudio cristalino deixará um novo cliente se sentindo bem de trabalhar com você.

* Parte de um artigo publicado originalmente no site My Tech Decisions. Clique aqui para ver na íntegra.

Veja também: 

ESPAÇOS DE TRABALHO BARULHENTOS PEDEM TRATAMENTO ACÚSTICO

BIAMP INVESTE PARA CRESCER EM PRO AUDIO

APLICATIVO SIMPLIFICA SOM EM ESCRITÓRIOS

NORMA TÉCNICA TRATA DE INTELIGIBILIDADE