QUAIS SERÃO AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NA ISE 2020


4 de fevereiro de 2020

Com mais uma edição da ISE (Integrated Systems Europe), na próxima semana em Amsterdã, a consultoria Futuresource mais uma vez identifica as principais tendências e tecnologias que devem emergir do evento que é hoje o maior do mundo para profissionais de sistemas AV. Serão de 80 mil visitantes esperados e de 1.300 expositores, e haverá muita coisa para ser vista e comentada.

Os pesquisadores e analistas da Futuresource, baseada em Londres, analisam continuamente os vários segmentos da indústria eletrônica em todo o mundo. A análise abaixo se propõe a auxiliar as empresas e os profissionais do setor a navegar pela atual paisagem tecnológica. Para aqueles que visitarem a ISE 2020, nossa equipe estará em Amsterdã durante todo o evento para ajudar a tirar dúvidas e oferecer a melhor experiência do evento.

Edifícios Inteligentes

Em diversos espaços da Feira poderão ser vistos exemplos da transformação que está acontecendo no segmento de smart buildings. Em lugar dos atuais escritórios abertos, a tendência é criar ambientes de trabalho capazes de integrar tecnologias inteligentes de modo a melhorar a experiência dos profissionais. Observem as mudanças, por exemplo, dos simples controles de luz e temperatura no sentido de ampliar a sensação de bem-estar e a produtividade no trabalho.

Veremos exemplos de agendamento de salas de reunião integrado ao sistema de gerenciamento do edifício (BMS), além de novas soluções em áudio imersivo, controles por voz e gestos. Esperamos ainda muitas demonstrações de comunicação em 5G e Wi-Fi 6. E também a migração de sistemas de hardware dedicado para soluções baseadas em software, já que o poder de processamento dos PCs vai se tornando mais acessível.

Análise de Dados, Redução de Custos

Não há dúvida que a questão dos dados será essencial para a expansão do mercado AV nos próximos anos, e a ISE irá refletir essa tendência. Seja através das plataformas de experiência digital (DXP) em painéis de sinalização, serviços audiovisuais ou ferramentas educacionais menos complexas, os expositores apresentarão soluções de analytics com alto potencial de retorno para o investimento dos gestores. Além de ajudar a criar sistemas mais eficientes, com ou sem o uso de displays, as novas ferramentas trazem ainda a possibilidade de aumentar a fidelidade dos clientes.

Sistemas de vídeo e controle

Com players de outros setores entrando no mercado de vídeo e controles, a Futuresource espera ver na ISE 2020 o lançamento de muitos produtos híbridos. No nicho AV sobre IP, por exemplo, várias marcas deverão anunciar adesão à plataforma SDVoE (Software Defined Video over Ethernet) ou então ao consórcio Dante AV Alliance. Soluções de ambos os padrões começam a ser inseridas em projetores e painéis de parede. Outra tendência forte é a adoção de sistemas em nuvem para salas de controle.

Colaboração e Conectividade

Os espaços corporativos estão sendo dominados por essas duas tendências. Ecossistemas de colaboração e interoperabilidade serão um dos principais focos na ISE, com as principais marcas demonstrando compatibilidade com recursos avançados. As redes do tipo WPS (Wi-Fi Protected Setup) passam a incorporar não apenas a resolução 4K, mas uma ampla variedade de recursos e conexões.

Veremos mais soluções de custo médio em compartilhamento simultâneo de telas, ainda em 1080p, e a chegada mais forte da Inteligência Artificial (AI), com objetivo de melhor a qualidade das transmissões e também a fluidez na colaboração remota. Serão lançados novos displays específicos para salas de colaboração, capazes de funcionar como hubs de uma sala, por exemplo, entre outros avanços.

Fabricantes de displays ampliam a confusão dos formatos

Sistemas de projeção

Os principais fabricantes do segmento vão apostar na flexibilidade. O pavilhão de exposições da RAI, em Amsterdã, certamente estará repleto de grandes telas dando shows de projeção mapeada e as mais criativas produções. Resolução 4K e altíssimo brilho são as grandes demandas na faixa high-end do mercado, enquanto processamento solid-state e maior conectividade aparecem como foco na faixa low-end.

Veremos ainda novos avanços em projeção de ultra-curta distância e iluminação a laser, sendo demonstradas para uma infinidade de aplicações e de verticais, da educação à sinalização digital, tanto em painéis LCD quanto LED, OLED, QLED etc.

Videowalls

O rápido crescimento dos painéis LED de visão direta poderá ser comprovado em toda a área de exposição da ISE. No entanto, este ano haverá um foco mais agressivo em displays com pixel-pitch abaixo de 1mm, com várias marcas oferecendo 0,9, 0,7 e até 0,5mm. Sim, isso causará muita confusão entre os visitantes, ainda com mais com a chegada dos novos tipos de painéis: MiniLED, MicroLED, X-in-1 e COB (este, em menor escala).

Quem estiver na Feira certamente irá se impressionar com os avanços em taxa de contraste, HDR e backlight. Talvez mais até do que a questão do pixel-pitch, alguns fabricantes darão foco nas soluções all-in-one, destinadas a salas de apresentaçãoem alta resolução. Haverá ainda muito questionamento sobre a durabilidade dos produtos, demanda cada vez maior no mercado.

E, claro, num mundoi cada vez mais obcecado pela padronização visando maiores volumes de venda, é bom ficar de olho em soluções visuais criativas, particularmente nos displays flexíveis e/ou transparentes.

Displays interativos

Muitos fabricantes que na semana passada participaram da Bett, feira internacional de educação em Londres, seguem agora para Amsterdã. Devido à proximidade entre os dois eventos, alguns tiveram que optar por apenas um, e nesses casos pode-se esperar pelo menos uma dezena deles levando à ISE painéis interativos.

Entre as principais características desses novos aparelhos, destacamos a integração de ferramentas como câmeras HD, transmissão sem fio e alta qualidade de áudio para conferências. Além disso, muitos displays virão agora equipados com sensores para aplicações de analytics em salas de reunião.

Displays e projetores 8K

A resolução 8K deve ser uma atração no evento, embora ainda esteja na sua infância em termos de uso profissional. É que essa tecnologia vem se mostrando excelente para efeitos de demonstração, destacando aplicações em que o detalhamento da imagem é mais valorizado. Além disso, a Futuresource prevê o uso mais intensivo do analytics tanto na sinalização digital quanto nos espaços de apresentação. No primeiro caso, a análise de dados já considerada essencial, pois os anunciantes querem explorar novas maneiras de atingir visitantes dos espaços públicos com mensagens personalizadas.

No caso dos videowalls LCD, o foco continuará sendo nas bordas mínimas, ou mesmo inexistentes (bezel-less). Veremos o lançamento da geração de displays RNB (Razor Narrow Bezels), em que nem de perto se nota a separação entre as telas. Isso se torna mais importante na medida em que a indústria do LCD tenta barrar o crescimento dos painéis de LED narrow-pitch, que ainda são mais caros.

Displays de grande formato já têm o potencial de migrar das instalações comerciais para as residenciais, embora isso ainda vá demorar alguns anos. Isso porque estamos no início da era dos “ambientes inteligentes”, em que as telas se fundem com o espaço físico (o chamado blending). A ISE irá mostrar novas tecnologias de display com técnicas de projeção mapeada ao vivo, exibição volumétrica e captura point-cloud (3D).

Áudio profissional

Este pode ser o melhor ano da história para o segmento de áudio, com instalações em teatros, estádios e outros grandes espaços. A ISE certamente terá demonstrações nessa linha, revelando as inúmeras oportunidades de negócio para projetos em auditórios, salas de conferência e eventos corporativos.

No caso dos projetos comerciais, continua crescendo a demanda por alto-falantes embutidos no teto ou na parede, especialmente em varejo, hotelaria e aplicações de som ambiente. A indústria de áudio está atenta também ao enorme segmento dos pequenos negócios, que inclui bares e restaurantes onde se exige o devido equilíbrio entre usabilidade e qualidade sonora. Vale a pena observar a migração de marcas residenciais nesse segmento.

Nos espaços de trabalho, esperamos inovações ligadas à videoconferência e à habitual discussão sobre redes e sistemas DSP. No fundo, áudio, vídeo e TI devem se combinar para compor soluções integradas.

Para mais detalhes sobre as tendências no mercado audiovisual, visite www.futuresource-consulting.com. E para saber mais sobre o evento, acesse www.iseurope.org.

Veja também:

PROJEÇÃO, MICROFONES, ILUMINAÇÃO: UM GUIA BÁSICO PARA PROMOTORES DE EVENTOS

ISE 2020 VAI DESTACAR EDIFÍCIOS INTELIGENTES E PROJEÇÃO MAPEADA

INFOCOMM BRASIL ABRE INSCRIÇÕES PARA FEIRA E EVENTOS TÉCNICOS

10 PERGUNTAS SOBRE TECNOLOGIA QUE TODO CEO DEVE FAZER