HDMI FORUM CRIA CERTIFICAÇÕES PARA CABOS 4K E 8K


21 de janeiro de 2020

HDMI Forum, entidade internacional responsável pelas normas dessa conexão, hoje a mais usada em sistemas AV, anunciou um programa de certificação obrigatório para fabricantes de cabos de alta performance. A intenção é garantir a qualidade dos cabos e conectores utilizados tanto em sistemas residenciais quanto corporativos.

Seguindo padrões já adotados por fabricantes como UL (Underwriters Lab) e DPL Labs, o HDMI Forum quer normatizar a fabricação, especificação e aplicação dos cabos HDMI 2.1 Ultra High Speed, utilizados em instalações de vídeo 4K e 8K. Em comunicado, a entidade explicou que a partir de agora todos os cabos dessa categoria, independente da metragem, deverão ser submetidos a testes de certificação.

Para isso, estão sendo implantados os chamados ATCs (Authorized Testing Centers) em vários países. Após aprovação nos testes, o fabricante será obrigado a identificar cada cabo com um selo de certificação. “Um cabo HDMI Ultra High Speed é a única maneira de garantir todos os recursos da especificação HDMI 2.1”, diz David Glen, presidente do HDMI Forum.

Ainda segundo a entidade, o selo de certificação é produzido sob um novo processo anti-pirataria, servindo como garantia de que o cabo de fato obedece as normas da versão HDMI 2.1. Essa é a mais recente versão do padrão de conexão, com características pensadas para suportar todo o tráfego de sinais 4K e 8K. A nova certificação foi aprovada por todas as 140 empresas filiadas ao Forum.

Clique aqui para ver mais detalhes sobre a especificação HDMI 2.1.

FONTE: CE Pro

Veja também:

HDMI 2.1 JÁ CHEGOU. MAS ADOÇÃO NO MERCADO SERÁ LENTA

LANÇADA NOVA CONEXÃO COMBINANDO HDMI E ETHERNET

SPLITTERS HDMI DA ABSOLUTE DISTRIBUEM 4K, HDR E ATÉ DOLBY VISION

OS DESAFIOS DA TECNOLOGIA HDMI NO MUNDO DAS REDES 4K