KASPERSKY RECOMENDA MAIS PROTEÇÃO PARA EDIFÍCIOS INTELIGENTES


30 de outubro de 2019

Uma pesquisa recém-divulgada pela empresa russa Kaspersky, uma das líderes mundiais e segurança de dados, revela que os edifícios inteligentes – com grande número dispositivos controlados a partir de computadores comuns – estão cada vez mais sujeitos a ataques cibernéticos. Realizado no primeiro semestre do ano, numa amostragem de 40 mil smart buildings em vários países, o estudo indicou que 37,8% dos computadores utilizados nesses locais foram infectados.

Os especialistas descobriram, porém, que a maior parte desses ataques não utilizaram malwares específicos para edifícios, mas códigos maliciosos geralmente encontrados em redes corporativas, que não têm a ver com sistemas de automação. De qualquer modo, as invasões significam riscos sérios para a integridade dos sistemas que controlam atividades rotineiras dos prédios.

Segundo a Kaspersky, que distribuiu relatório oficial a respeito, a análise dos dados coletados confirmou que os ataques são uma realidade comum atualmente, atingindo não apenas edifícios residenciais ou comerciais, mas também hospitais, shopping centers, presídios, estações de transporte, instalações industriais e até presídios.

Kirill Kruglov, pesquisador da empresa, explicou que sistemas de automação em edifícios inteligentes se baseiam em sensores e circuitos controladores, que podem ser afetados por malwares comuns. São sistemas que comandam elevadores, câmeras de segurança, alarmes, rede elétrica, fornecimento de água, luzes, ventilação e controle de acesso.

O problema, diz Kruglov, é que hoje em dia esses sistemas são controlador por workstations conectadas à internet, o que facilita as invasões. “Aconselhamos as equipes de segurança dos edifícios a não deixarem de providenciar proteção, ainda que seja uma solução básica”, acrescenta o especialista.

FONTE: Tech Republic

Veja também:

SEGURANÇA AV: COMO LIDAR COM ESSE PROBLEMA NAS EMPRESAS?

CONHEÇA A NORMA AVIXA PARA SEGURANÇA DE REDES AV<

GRUPO DISCABOS APRESENTA SOLUÇÕES DE AUTOMAÇÃO AOS INTEGRADORES

AUTOMAÇÃO CORPORATIVA: APLICAÇÃO E VANTAGENS