SALA DE REUNIÕES: O QUE É MELHOR, PROJETOR OU MONITOR?


3 de setembro de 2019

 

Por Bob Wudeck*

 

Com foco no aumento da produtividade, redução dos custos de viagem e melhor integração entre os participantes, sessões de videoconferência não são mais um luxo, e sim um requisito nas empresas. Novos avanços nos displays tornaram esse investimento ainda mais atraente. E, ao mesmo tempo, é uma decisão complexa escolher entre o projetor mais eficiente e as telas interativas.

Projetores têm um longo histórico de confiabilidade, por sua longevidade, mas os displays, cujos preços caíram drasticamente, possuem recursos que os tornam mais atraentes para os usuários que estão entrando no mercado de trabalho. Quando se trata de videoconferência (VCF), algumas considerações ajudam a escolher a melhor opção para se adequar ao espaço.

 

Primeiro, converse com os usuários

Não presuma que todo espaço precisa dos recursos de VCF, ou você pode estar investindo numa tecnologia que não será usada. Converse com aqueles que geralmente participam das reuniões para determinar quais espaços necessitam dessa ferramenta, quantos participantes são esperados e onde eles se encontrarão.

 

Faça medições na sala

É claro que quanto maior a sala, maior a tela. Mas você também deve ter certeza de que todos na sala possam enxergar bem a tela e ser vistos pela câmera. Para salas grandes, geralmente se recomenda um projetor HD. Em salas de médio porte, podem ser necessários dois displays de 43” a 60” para enquadrar todos na tela; mas se forem exibidos outros conteúdos, como textos, um projetor será mais indicado.

Videoconferências em salas de reunião geralmente requerem uma tela de 42” a 50”, dependendo do tamanho da sala, número de participantes e onde eles estão sentados.

 

A questão da iluminação

Um dos principais motivos para usar displays em vez de projetores é que a iluminação do ambiente pode deixar as imagens lavadas. No passado, isso era resolvido diminuindo as luzes, mas nesse caso fica difícil os participantes se enxergarem uns aos outros.

A alternativa mais recente está nos projetores a laser, que também vêm caindo de preço. Esses projetores utilizam a mesma tecnologia usada nos cinemas e oferecem uma imagem clara mesmo antes das luzes se apagarem. Embora exijam um investimento inicial maior, não precisam de trocas regulares de filtros e lâmpadas, nem da manutenção adicional que se tem com projetores convencionais. Mais economia para a empresa.

 

Variáveis da instalação

Outro ponto é que displays são grandes e pesados, o que exigirá várias pessoas para instalar. No entanto, basta uma fonte de rede localizada na mesma parede. Já o projetor pode ser instalado por uma única pessoa, mas requer que cabos e conectores sejam direcionados para o teto (ou piso) – isto, quando não oferece conexão sem fio.

 

*O autor é diretor de soluções corporativas na BenQ USA. O artigo foi publicado originalmente no site AV Network. Tradução: ENZO ROMUALDO. Clique aqui para ver na íntegra.

 

Veja também:

HUDDLE SPACE: POR QUE ESSA SOLUÇÃO SE MULTIPLICA NAS CORPORAÇÕES 

O IMPACTO DOS ASSISTENTES DE VOZ NOS PROJETOS DE SALAS CORPORATIVAS

COLABORAÇÃO TRAZ NOVAS TRANSFORMAÇÕES NOS ESPAÇOS DE TRABALHO 

MONITOR TOUCH INTERATIVO PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE: COMO ESCOLHER?