OS IMPACTOS DO 5G NO MERCADO DE EVENTOS AO VIVO


9 de setembro de 2019

 

Por Jo Ruddock*

Transmissões ao vivo e tecnologias de áudio imersivo devem ter grande crescimento com a chegada do 5G, diz John Steele, diretor técnico da produtora inglesa Blitz e especialista em eventos ao vivo. As conexões 5G de internet móvel super-rápida, recém-lançadas na Europa, EUA e alguns países asiáticos, representarão enorme impacto nesse segmento de mercado.

Em maio, a operadora EE foi a primeira a ativar uma rede 5G no Reino Unido, utilizada para transmissão por streaming de um show do artista Stormzy. Produtores musicais e organizadores de eventos já perceberam que essa tecnologia pode gerar grandes oportunidades de negócio, com maior velocidade e largura de banda para transmissões desse tipo.

As limitações atuais na tecnologia de streaming agora estão sendo rompidas com 5G, abrindo a possibilidade de agregar marcas ou produtos às transmissões, além dos avanços na própria qualidade de áudio e vídeo. E, para o público, as opções de acesso podem ser infinitas; com seus aparelhos pessoais, os fãs poderão assistir a um show sob diferentes pontos de vista em todo o espaço do evento, seja um teatro, estádio ou área aberta.

 

Com 5G, não haverá tanta dependência do WiFi

O espetáculo de Stormzy, realizado no Estádio de Wembley, foi o primeiro teste desse tipo realizado pela EE. Tanto aqueles que estavam no estádio quanto os que assistiram de casa ou da rua puderam ter uma experiência totalmente nova. E esta deve se amplar ainda mais com a introdução de recursos de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) em futuros eventos.

É o que se chama Realidade Mista (MR), baseada em redes de comunicação robustas para permitir acesso melhor e mais rápido, via internet 5G. É bom lembrar que as conexões WiFi são maravilhosas quando funcionam, mas um desastre absoluto para um evento quando falham. A introdução do 5G significa que não haverá tanta dependência do WiFi, nem aquele medo da lentidão das conexões.

Isso também significa que as velocidades de download e upload aumentarão significativamente – será possível, por exemplo, promover sessões de Live Q&A (perguntas e respostas ao vivo), com interações imediatas, e essa é uma tendência que o mercado já observa.

5G aumenta em até 10 vezes a capacidade do streaming

Outras operadoras como a Vodafone preparam sua entrada no segmento 5G, permitindo um aumento de até dez vezes na circulação de dados entre smartphones e outros dispositivos móveis. Há até rumores de que o 5G vai devorar os limites e permissões de dados, mas isso é algo que teremos de analisar com o passar do tempo.

Como toda inovação tecnológica, existem preocupações neste caso em relação à potência dos transmissores e à capacidade necessária para transmitir todos esses dados. E há, claro, os problemas relacionados à segurança das redes.

Steele acredita que, se gerenciada corretamente, a tecnologia 5G transformará o mercado de eventos. “Acho que veremos a entrega remota de conteúdo como um dado natural, e poderemos incluir todo tipo de informação extra, algo que nunca vimos com 3G e 4G”.

 

*Artigo publicado original no site Installation International. Clique aqui para ver na íntegra.

 

Veja também:

RELATÓRIO PREVÊ TROCA DE BANDA LARGA FIXA PELAS REDES 5G

SETOR DE LIVE EVENTS PUXA CRESCIMENTO DO MERCADO DE REFORÇO SONORO

TENDÊNCIAS EM MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE REDES AV

CONHEÇA A NOVA NORMA AVIXA PARA SEGURANÇA DE REDES AV