ESTUDO MOSTRA CRESCIMENTO DAS EDTECHS NO BRASIL


18 de julho de 2019

Um estudo inédito divulgado na semana passada mostra como está crescendo no Brasil o segmento de EdTechs, startups que combinam tecnologia e educação. O mapeamento analisou um banco de dados com mais de 13 mil startups espalhadas pelo país, classificadas conforme sua área de atuação, chegando a 297 totalmente focadas em tecnologias educacionais.

“As startups buscam sempre ajudar a resolver um problema, explorar um novo modelo e novos negócios”, explica Raphael Augusto, diretor da plataforma Liga Insights, responsável pelo levantamento, que detectou grandes diferenças no uso da tecnologia entre os setores público e privado. Um dos problemas observados é que cerca de 60% dos professores jamais realizaram cursos sobre a aplicação de tecnologias no ensino.

Segundo o estudo, as EdTechs no Brasil se concentram na região Sudeste: 49% em São Paulo, 16% no Rio de Janeiro e 9% em Minas Gerais. Entre os desafios encontrados, destacam-se o baixo acesso à internet (apenas 39% dos domicílios). “Em um ambiente em transformação pela inovação aberta, os grandes grupos educacionais precisam incentivar o desenvolvimento dessas tecnologias em consonância com o mercado”, diz Augusto. Além da análise dos dados, o estudo incluiu cerca de 30 entrevistas com especialistas de instituições como Cel.Lep, IBM, ESPM e Saint Paul.

As 297 startups mapeadas se dividem em diversos modelos de negócio. Há as que se dedicam ao crowdfunding e financiamento de bolsas e cursos, as que focam nas ferramentas de produtividade no ensino, nos cursos de idiomas e na produção de conteúdo. Um total de 48 delas trabalha em projetos de gestão escolar, 15 gerenciam plataformas de ensino a distância (EAD), 22 são especializadas em treinamento e desenvolvimento de habilidades. Há ainda 13 startups focadas na criação de marketplace para professores, 15 trabalhando com tecnologias de gamificação e 35 fazendo curadoria de conteúdos.

Para ver o estudo completo, acesse https://insights.liga.ventures/estudos-completos/edtechs-educacao/. E clique aqui para assistir às palestras sobre Tecnologias Educacionais no BUSINESS TECH FORUM, realizado em maio.

FONTE: Liga Insights

Veja também:

COMO OS GAMES “SÉRIOS” PODEM SER ÚTEIS NA EDUCAÇÃO

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E O RETORNO SOBRE OS INVESTIMENTOS

CASIO TRAZ AO BRASIL PROJETORES “LAMP-FREE” PARA EDUCAÇÃO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CRIA ‘MODELO NETFLIX’ NA EDUCAÇÃO