TENDÊNCIAS E LANÇAMENTOS QUE PODEMOS ESPERAR NA INFOCOMM 2019


5 de junho de 2019


Com a aproximação da InfoComm 2019, mais uma vez a Futuresource Consulting* apresenta um panorama do mercado internacional de Pro AV & Automação, com as perspectivas para o grande evento. A InfoComm, que acontece de 8 a 14 de Junho na cidade de Orlando (EUA), é hoje o maior evento da indústria audiovisual, com estimados 45 mil visitantes este ano.

Com base em suas análises do mercado internacional, os pesquisadores da Futuresource acreditam que tecnologias como Inteligência Artificial (IA), big data e data analytics passam a ter presença mais forte no evento, que retrata a maior influência das soluções baseadas em TI. A expectativa é que os expositores da InfoComm 2019 demonstrem melhor suas estratégias para esse mercado cada vez mais integrado.

 

Mercado de varejo

A maior parte desse segmento já vem se equipando com displays, mas agora a tendência é se diferenciar dos varejistas concorrentes. Isso começa a ser feito com produtos alternativos, como displays de formato mais largo (stretched), displays curvos e/ou transparentes (OLED) e variações em torno dos videowalls de led. Além disso, o setor de varejo está começando a entender a importância da análise de dados sobre os clientes (customer analytics). Recursos de sinalização digital e publicidade agora podem ser direcionados a segmentos de público, por grupo, gênero, idade etc. A sinalização personalizada é o grande desafio, mas que ainda suscita questões relativas à privacidade e armazenamento de dados.

 

Sinalização digital

A convergência é o foco quando se fala em digital signage (DS), conceito que hoje envolve reconhecimento facial e de voz, identificação de objetos, realidade aumentada e inteligência artificial, tudo isso atualmente em análise ou já em fase de testes. Essas tecnologias têm o potencial de aumentar a demanda por maior capacidade de armazenamento e processamento, criando com isso novas oportunidades para quem atua na área. Uma das tendências é maior integração entre DS, ações no ponto de venda e plataformas de e-commerce. Do ponto de vista do hardware, a palavra é displays mais brilhantes dentro das vitrines.

O mercado global de displays digitais cresceu 16% em 2018, atingindo a marca de 3 milhões de unidades instaladas. Não se deve subestimar a importância das telas de médio porte (45 a 59 polegadas), que hoje representam 70% do segmento DS. Para muitos estabelecimentos, a questão do espaço é crucial, e portanto o uso de telas pequenas se torna obrigatório.

Outro foco na InfoComm deve ser a sinalização digital outdoor, em aplicações de publicidade e painéis de informação, inclusive no formato vertical. Está aumentando a demanda por esses produtos nas corporações e no segmento hospitality, para aplicações como agendamento de salas e orientação/localização interna.

 

Displays finos, OLED, 8K

A exemplo da ISE, em fevereiro, acreditamos que muitos expositores da InfoComm farão demonstrações de displays 8K. No entanto, isso servirá mais para mostrar o potencial da tecnologia em aplicações médicas e militares, por exemplo, do que para uso comercial imediato. Nossa expectativa é de ver muitos produtos 4K, com destaque para os displays OLED Flexíveis, dando continuidade a uma tendência que já vimos na CES, em janeiro. Deveremos ter displlays do tipo rollable e também muitas opções para sistemas de colaboração, na disputa pelo segmento de salas de reunião.

No campo dos videowalls, estamos em plena corrida pelos painéis sem moldura (bezel-less), com todas as marcas importantes competindo pelos números mais baixos. Para enfrentar o avanço das telas LED NPP (Narrow Pixel Pitch), os fabricantes de LCD devem exibir painéis com menos de 1mm de espessura.

 

Colaboração

As salas de reunião corporativas permanecem recebendo muitos investimentos por parte dos fabricantes. Nesta InfoComm, teremos uma enorme variedade de sistemas de colaboração audiovisual, com mais interatividade, soluções de apresentação sem fio, criação de novos espaços de trabalho e facilidades para áudio e vídeoconferência. Tudo isso só reforça a importância da comunicação por vídeo nas empresas.

 

Projetores: mais leves e brilhantes

Acreditamos que os fabricantes de projetores apostarão ainda mais nessa tendência. Com o segmento pressionado pelas soluções em displays, deveremos ver mais modelos com iluminação por laser-fósforo e taxas de brilho acima de 6 mil lumens. E o peso também será um grande fator competitivo a partir de agora. Os visitantes poderão ver mais e melhores demonstrações de projeção mapeada em grandes formatos, uma das apliações em que as tecnologias de display ainda não podem concorrer. Fabricantes também deverão enfatizar que os sistemas de projeção oferecem maior flexibilidade em sinalização digital, inclusive na resolução 4K de altíssimo brilho, graças a inovações com o chip DLP de 0.47mm.

 

Domínio do LED

Painéis de led serão mais uma vez grande atração na InfoComm, não apenas por parte dos fabricantes mas das centenas de expositores que usaram esse tipo de display em seus estandes. Alguns tópicos que será interessante observar:

* Níveis menores de pixel pitch, com várias marcas superando a barreira de 0,9mm;

* Paineis MiniLED e MicroLED de novo causando sensação, embora ainda com mais perguntas do que respostas;

* Alguns fabricantes irão destacar aspectos além da pura construção dos displays, como processamento de sinal e recursos avançados para integração;

 

Pro Audio

Com a enorme expansão desse segmento nos principais países, seja para aplicações comerciais ou de entretenimento, não há dúvida que a área de áudio será uma das mais diversificadas do evento. Microfones para salas de reunião ganham destaque, mantendo a tendência de crescimento (2 dígitos em 2018), assim como caixas acústicas do tipo pendant, que hoje compõem o segmento chamado “business music”.

Varejo e hospitality são duas das verticais mais importantes para sistemas de áudio de médio padrão, mas os fabricantes também aproveitarão a feira para lançar produtos de maior valor. E, se você estiver andando pela feira, preste atenção na enorme quantidade de sistemas line-array sobre sua cabeça. O tamanho e o potencial do segmento de estádios nos EUA serão muito lembrados por todos.

 

FONTE: Futuresource 

Para saber mais sobre tendências da indústria eletrônica e audiovisual, acesse www.futuresource-consulting.com.

Veja também:

INFOCOMM BRASIL TRAZ ESPECIALISTAS E APONTA TENDÊNCIAS

KRAMER EXIBIRÁ SWITCHER 8K MULTIFORMATO NA INFOCOMM 2019

VÍDEO: UM SHOW DE TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS

INFOCOMM 2018 BATE RECORDE DE VISITANTES