SITE APONTA TECNOLOGIAS QUE VÃO SE DESTACAR NA INFOCOMM 2019


10 de junho de 2019

Já faz 15 anos que o termo “convergência” se tornou comum nas edições anuais da InfoComm. Desta vez, não é diferente. O evento que acontece esta semana em Orlando (Flórida) coloca em debate até que ponto a indústria audiovisual está de fato conseguindo no sentido da convergência com a Tecnologia da Informação. Certamente algumas empresas, produtos e serviços têm se tornado mais abertos ao conceito de rede, mas abraçar de fato a transformação digital é algo bem mais complexo.

A InfoComm 2019 mais uma vez serve como oportunidade para a indústria mostrar seus trunfos, e nesse sentido estas são algumas das inovações mais interessantes:

Inteligência Artificial e Automação – Já se sabe que IA terá muitos impactos no mercado audiovisual, mas entre os principais segmentos estão os de salas de controle e sistemas de colaboração. As programações complexas darão lugar ao machine learning, ao NLP (processamento de linguagem natural) e a comandos mais simples, que tornarão as salas mais fáceis de usar. Tudo que você terá de fazer é falar.

Análise de dados – A base de todo sistema de IA está nos recursos de data analytics. No entanto, são dois segmentos de atividade independentes, cujo desenvolvimento é igualmente fundamental para a indústria audiovisual. Quando se trata de investimentos em tecnologia, as empresas se preocupam com os riscos de comprometer o negócio como um todo. Os executivos hoje entendem a necessidade de investir em itens como sinalização digital, sistemas de colaboração sem fio e salas de reunião mais eficientes. Mas consideram fatores como o custo das atualizações, a assimilação das mudanças pelos funcionários e o R.O.I. (retorno sobre investimento). A diferença na hora de decidir pode estar na consultoria de um bom integrador, que seja fluente em todas essas tecnologias.

Nuvem – Essa tendência continua forte. As empresas estão rapidamente mudando suas áreas de TI para um modelo híbrido, que combine infraestrutura física local e acesso remoto. A demanda é por soluções de cloud amigáveis, com aplicações que sejam flexíveis mas possam ser gerenciadas a distância. Pode-se afirmar que tudo hoje funciona melhor na nuvem – do gerenciamento de salas à videoconferência e ao streaming – desde que garantindo a flexibilidade que o usuário deseja.

5G – Embora ainda esteja na sua infância, o potencial dessa tecnologia não pode ser desprezado pelos integradores AV. Será possível aumentar muito as velocidades de streaming e o desempenho das redes de vídeo. Da mesma forma que IA começa a penetrar em todos os segmentos, 5G irá transformar a comunicação móvel. Deveremos ver muita novidade a respeito nesta InfoComm.

FONTE: Commercial Integrator

Clique aqui para ler o original na íntegra