DIGITAL SIGNAGE: O QUÊ FAZER E O QUÊ NÃO FAZER


11 de maio de 2019

Por Jo Ruddock*

 

Quando se trata de sinalização digital, muitos de nós pensamos apenas na tecnologia mais recente. Só que, para obter o máximo resultado, a solução precisa ser o mais atraente e cativante possível. É aí que entra o projeto.

Existem princípios essenciais que todo projetista de sinalização digital deve seguir, para conquistar os clientes, sejam eles transeuntes, participantes de um evento ou simplesmente funcionários da empresa. O que se conhece por digital signage deve ser utilizado para muito mais do que simplesmente exibir mensagens estáticas em telas.

Usada de modo adequado, a sinalização digital proporciona níveis de interação e engajamento muito maiores do que se consegue com soluções não digitais. Tendo isso em mente, preparamos uma lista do que fazer (e não fazer) num projeto desse tipo, visando maximizar o potencial da instalação.

 

Vídeos: Lançando novos produtos ou introduzindo novos conceitos? Vídeos adicionam profundidade e dimensão à conversa.

 

O QUE FAZER

Use vídeos para uma transição suave entre gráficos ou imagens estáticas. Desse jeito, você envolve seus espectadores com uma história que prende a atenção. E por vídeos, entenda filmagem de atores reais ou um personagem virtual, feito por animação.

O QUE NÃO FAZER

Confundir ou aborrecer o público com vídeos longos. Com tantas mensagens competindo pela atenção das pessoas, você tem poucos segundos para transmitir a sua.

 

Animação Gráfica: A beleza na comunição digital é que as imagens não precisam ser estáticas. Então, use a criatividade ao elaborar suas mensagens.

 

O QUE FAZER

Vamos agitar a logomarca da empresa, ou um slogan de campanha. Você pode fazer um logo pulsar, mudar de cor, girar – são muitas possibilidades! Isso eleva a qualidade da mensagem, fazendo sua marca ou mensagem muito mais atrativas, gravadas na memória do expectador.

O QUE NÃO FAZER

Nada de transições estilo “PowerPoint”, ou textos de “WordArt”, por favor.

 

Mensagem Principal: Já ficou entediado em apresentações onde o narrador fala e fala, de maneira monotônica? Não é difícil digerir toda a informação e estatísticas metralhadas em seus ouvidos? Chato, né? Com um projeto eficiente de comunicação digital que foca em reforçar as mensagens principais, isso pode ser evitado. Digital Signage permite maior vida útil às mensagens principais, fortalece o objetivo de sua apresentação e vai continuamente engajando seu público ao longo de todo o evento.

 

O QUE FAZER

Use gráficos e esquemas de cores para destacar as mensagens principais e estatísticas. Trabalhe as cores do guia de comunicação de sua marca para adicionar uma pitada de cores às suas telas – use cores brilhantes e atraentes a fim de tornar seus gráficos mais envolventes e garantir mais destaque.

O QUE NÃO FAZER

Excesso de informações – ajude seu público a digerir facilmente sua comunicação limitando as mensagens principais ao mínimo possível por tela. Dessa maneira, fica muito mais fácil o engajamento. Você notará melhores resultados se exigir menos dos espectadores!

 

Testemunhais: Você não deve se gabar, mas sua sinalização digital pode fazer isso por você! Mostre depoimentos de clientes radiantes, por exemplo, em apresentações para acionistas ou funcionários, para gerar reações positivas.

 

O QUE FAZER

Mantenha os testemunhais alinhados com o estilo e posicionamento de sua empresa, para destacar o sucesso da sua equipe e o impacto que eles causaram nos clientes.

O QUE NÃO FAZER

Não use fotografias de bancos de imagem ligadas ao nome de pessoas reais. A menos que você queira receber reclamações ou ser processado.

 

Demonstração de Produto: Vai lançar um novo produto que é difícil de explicar durante uma subida de elevador? A sinalização digital faz isso por você.

 

O QUE FAZER

Crie um bom projeto visual simulando digitalmente as demonstrações. Dessa maneira, seus consumidores podem facilmente absorver os diferenciais de seu produto.

O QUE NÃO FAZER

Embora seja tentador falar de todos os diferenciais técnicos e qualidades de seu novo produto, você não precisa usar tempo e espaço de sua comunicação digital para isso. Pense na sua mídia digital como o passo inicial, e depois use conversação para explanar os detalhes.

 

*Consultoria de Graham Gilhooley, diretor de criação na 20/20 Productions. Artigo publicado originalmente no site AV Technology Europe.