5 TENDÊNCIAS EM MOBILIDADE QUE OS INTEGRADORES DEVEM PRESTAR ATENÇÃO


14 de maio de 2019

Por Daniel Newman*

O Mobile World Congress não é mais apenas um evento sobre dispositivos móveis. Da Sony à Samsung e da Cisco à Intel, os líderes de tecnologia do mundo estão sempre presentes no MWC, que acontece sempre no mês de fevereiro em Barcelona. E os anúncios que essas e outras empresas fazem são importantes não apenas para empresas de telecomunicações; merecem atenção especial dos integradores de sistemas Pro AV que buscam se manter à frente das tendências.

Em Barcelona, dediquei algum tempo para analisar as tendências do MWC e pensar em que os integradores deveriam estar prestando atenção. Seleciono aqui cinco dessas tendências:

5G

Quando a Qualcomm anunciou sua série Snapdragon X55 e a Samsung lançou seu Galaxy S10 5G-ready, percebi que a espera pela tecnologia 5G oficialmente acabou. Com velocidades até 10x mais altas que o WiFi e 100x mais rápido do que a nossa experiência atual com o LTE, esse tipo de conectividade (em qualquer lugar, e com qualquer dispositivo habilitado para 5G) vai transformar tudo, desde áudio e transmissões de vídeo até os recursos de processamento de realidade virtual e análise de dados.

Embora nem todas essas coisas sejam importantes para os integradores, maior conectividade e velocidades mais altas significam muito na forma como configuramos os ambientes. Com a velocidade confiável do 5G, os ambientes com fio serão coisa do passado. Isso mudará a maneira como os racks são construídos, como o vídeo é distribuído e como as conferências se desenvolvem. Essas áreas já mudaram muito nos últimos anos, e o 5G levará a novas mudanças.

Realidade Mista

A Microsoft roubou a cena no MWC 2019, com o lançamento do HoloLens2. Se você se lembra do filme Minority Report, a demonstração no palco foi o mais próximo que já vi. Foram notáveis os recursos visuais em que você usa suas mãos para transferir, expandir e interagir com os conteúdos.

Esse ambiente de realidade mista (MR) – um passo além da Realidade Aumentada (AR) e da Realidade Virtual (VR) – também permite a colaboração em tempo real: pessoas e objetos podem ser renderizados em alta resolução no ambiente misto, para manipulação e colaboração.

E, como não é apenas realidade virtual, o ambiente misto mantém nossos sentidos do mundo real intactos à medida que acrescentamos elementos externos à imagem. De fato, é algo revolucionário, e os integradores precisam pensar como essa tecnologia pode ser integrada e oferecida a seus clientes.

Dispositivos dobráveis

Lembra daqueles painéis de controle pesados e que todos nós achávamos tão legais? Mais ou menos como os plasmas SD de 42 polegadas que pesavam 36kg. Bem, nem é legal hoje e, se você pensar, também não eram tão legais antes. Um dispositivo móvel do tamanho do seu Android ou iPhone atual, que pode dobrar ao meio e se transformar em um tablet de 8”, é uma maneira poderosa de controlar com poucos toques suas reuniões, localizar e compartilhar conteúdos e gerenciar ambientes.

Esses dispositivos dobráveis, que estão chegando ao mercado por Huawei e Samsung, devem abrir um enorme ecossistema para aplicativos AV controlarem sistemas em geral. E pode apostar que essa tecnologia dobrável chegará às telas grandes, que se tornarão mais portáteis do que nunca.

Sensores e IoT

Internet das Coisas é um tema muito atraente. Mas a maioria dos integradores não está criando cidades inteligentes para veículos autônomos, nem colocando sensores em plantações para melhorar a produção agrícola. No entanto, sensores e IoT têm seu lugar na empresa inteligente.

Já é possível usá-los, por exemplo, para instalar sensores de presença e proximidade, ou capazes de medir a luz e a temperatura, tornando melhorar a experiência em salas de reunião. E, é claro, temos dispositivos conectados que se auto-reparam em caso de falha, ou se comunicam com a central de suporte para otimizar o tempo de cada atividade. Sensores são o futuro. E também são fundamentais para a próxima tendência, que é a Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial e NLP

Claro, estamos ouvindo muito sobre IA, mas quais são os aplicativos em que os integradores precisam pensar? Bem, aqui está um: Processamento de linguagem natural (NLP). Por que ainda precisamos usar uma interface visual para controlar os espaços quando nossas vozes funcionam perfeitamente bem? Conversamos com Alexa ou Google para escolher música, televisão ou receber nossas notícias.

Devemos ser capazes de iniciar uma chamada de vídeo, acender as luzes ou acionar o projetor usando nossos comandos de voz. Não são tecnologias futuristas, já estão ao nosso redor. E, no entanto, muitos sistemas integrados ainda dependem da tecnologia do passado… hora de mudar isso, imediatamente.

Essas grandes tendências são muito mais do que conectividade, estão revolucionando a colaboração e indicando com clareza onde os integradores devem investir sua energia. Se parte do DNA da sua organização é supostamente inovação, então os acontecimentos no Mobile World Congress 2019 devem estar no topo da sua lista de coisas para prestar atenção. E, mais do que isso, usar como base dos serviços e soluções que você irá  desenvolver nos próximos anos.

*O autor é analista da consultoria Futurum Research e CEO do Broadsuite Media Group. O texto foi publicado no site Commercial Integrator.