5 TENDÊNCIAS EMERGENTES EM TECNOLOGIA PARA ENSINO SUPERIOR


2 de abril de 2019

Por David Newman*

Frequentemente me pergunto por que, com tantas tecnologias inovadoras, a maioria das universidades continuam parecidas com as que havia quando eu ainda estuadava. Não é segredo que o sistema educacional sofre muito com a burocracia, que acaba retardando a adoção de novas tecnologias. Sem falar nas limitações orçamentárias que atingem quase todas as instituições de nível superior. Mas, com ou sem limitações, tecnologias transformadoras acabam sendo adotadas mais cedo ou mais tarde. Aqui, algumas das principais tendências que tenho observado nesse segmento:

Realidade Aumentada no Ensino

Essa é uma tecnologia extremamente útil para amplia a interação dos alunos com os conteúdos. Um ótimo exemplo é a possibilidade de usar um aplicativo para acessar idiomas estrangeiros e obter traduções instantâneas. O recurso também pode servir para identificar figuras numa anatomia ou peças de um diagrama mecânico.

Realidade Virtual (VR)

Percebo um aumento no uso dessa tecnologia nas universidades americanas, particularmente aplicativos de VR e dispositivos como Google Cardboard e Gear VR. São recursos que permitem aos estudantes excursionar virtualmente pelo campus. Claro que esses tours não podem ser comparados a visitas reais, mas a realidade virtual ajuda a passar a sensação de estar no campus sem ter de levantar da cadeira. Isso é ainda mais valioso quando se trata de visitar escolas que ficam longe de casa.

Simulações em 3D

Assim como a realidade aumentada, a tecnologia 3D está demorando a decolar. Mas já vem causando impacto em áreas específicas, como a medicina. A empresa Dassault Systems, por exemplo, desenvolveu algo chamado Living Heart Project, um recurso pelo qual médicos podem manipular um coração virtualmente. Isso, aliás, também pode ser feito pelos estudantes. Combinado com a tecnologia chamada Digital Twin, passa-se a mera simulação para os próprios procedimentos médicos, incluindo testes de hipóteses médicas sem cadáveres nem expondo pacientes a riscos desnecessários.

Ensino Personalizado

Big Data e Analytics são uma grande oportunidade de transformar a maneira como hoje aprendemos. Atualmente, os professores não conseguem personalizar o aprendizado de cada estudante, mas o uso da tecnologia pode tornar isso desnecessário. Todo o histórico escolar do aluno, desde o ensino básico, pode ser digitalizado, ajudando os professores a customizar suas estratégias de ensino para garantir que os alunos absorvam o máximo de cada aula.

A análise dos dados pode sugerir como aquele estudante aprende melhor, suas limitações e suas habilidades represadas. O uso crescente desses recursos terá efeito imediato sobre a infraestrutura da escola, exigindo maior suporte, pois o ensino personalizado cria novas oportunidades para todos.

*O autor é analista do segmento educacional na consultoria tecnológica Futurum Research. Para ler o original, visite este endereço. Artigo publicado original no site Commercial Integrator.