Avaliação da inteligibilidade de fala e sistemas de alarme


11 de fevereiro de 2019

Por Joel Vieira de Brito*

Com a publicação da Norma Técnica NBR IEC 60268-16 pela ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas) no final de 2018, o tema da inteligibilidade ganhou relevância especial dentro de projetos de instalação. Isso porque a normativa é uma adoção da norma internacional publicada pela IEC (International Electrotechnical Commission) e tem o propósito de especificar os métodos objetivos para a classificação da qualidade da transmissão da fala em relação à inteligibilidade nos sistemas de sonorização.

A fala é o nosso principal método de comunicação, portanto é importante que a palavra transmitida seja recebida de forma inteligível pelos ouvintes. Este aspecto é mais importante do que a qualidade sonora por si, já que não há sentido projetar um sistema se ele não for compreendido ou incapaz de “levar a mensagem”.

Um erro comum quando se fala sobre inteligibilidade é confundir audibilidade com clareza. Só porque ouvimos um som não quer dizer que ele é inteligível. A audibilidade é ligada à capacidade do ouvinte de ouvir o som fisicamente, enquanto que a clareza descreve a habilidade de detectar a estrutura do som. No caso da fala, isso significa ouvir as consonantes e vogais corretamente para identificar as o núcleo das palavras e frases e assim dar significado inteligível aos sons da fala.

Apesar da qualidade sonora e inteligibilidade da fala serem intrinsecamente ligadas, não são a mesma coisa. É possível ter um sistema de sonorização que seja altamente inteligível mas com pouca qualidade (uma ligação telefônica, por exemplo, cuja banda passante é de 300 a 3kHz, gerando uma estética sonora ruim) e um sistema de alta qualidade que seja virtualmente incompreensível, por exemplo, um sistema de sonorização ‘estado da arte’ em um local (igreja, sala concertos) sem tratamento acústico e com uma reverberação alta.

Método e medição

O estudo da metodologia de medição da inteligibilidade tem mais de cinquenta anos. Inicialmente o nível era medido através da reprodução de um conjunto de palavras pré-estabelecidas para um grupo de ouvintes na sala ou espaço de interesse que, ao ouvir as palavras as escreviam em um papel. O percentual de número de acertos das palavras indicava a qualidade da inteligibilidade.

Sendo um método trabalhoso, demorado e custoso, pesquisadores desenvolveram um sinal analítico que contém características espectrais e temporais da fala e que podem ser medidos com instrumentos adequados, substituindo assim os ouvintes, reduzindo consideravelmente o tempo e complexidade necessários para a realização da medição.

Uma vez obtido o método de medição, foi criado um índice de transmissão de fala (STI) que varia de 0 a 1 e criadas bandas de qualificação flexíveis para aplicações diferentes com uma tolerância embutida de medição e/ou predição.

Outro recurso possível com a introdução de métodos analíticos de medição da inteligibilidade é que os projetos também podem fazer uso desta técnica, implementada nos programas de CAD especializados em simulações eletroacústicas. Antes mesmo da construção do local e/ou da instalação de um sistema de amplificação de voz, torna-se possível estimar a inteligibilidade do mesmo no local e orientar alterações e ajustes necessários.

Um erro comum quando se fala sobre inteligibilidade é confundir audibilidade com clareza. Só porque ouvimos um som não quer dizer que ele é inteligível.

Bastante detalhada na explicação dos diversos aspectos de que consiste o teste, a norma da ABNT fornece um manual completo para efetuar as medições, com diversos anexos informativos de grande utilidade para as pessoas encarregadas de aplica-la

Inteligibilidade e Sistemas de Alarme

Mensagens transmitidas através de um Sistema de Comunicação de Emergência fornecem informações que ajudam o público a decidir quais ações a tomar para diferentes cenários, tais como incêndios, intempéries ou, mesmo, ataques terroristas. É imperativo, assim, que as pessoas recebam um conteúdo que consigam compreender. Tal compreensão pode ser a diferença entre as pessoas conseguirem chegar a um local seguro e permanecer em um local de perigo iminente.

Um alarme ou uma sirene logram atrair a atenção do público e informam que há uma situação de perigo iminente. Mas é só. Ele não diz nem onde nem qual é este perigo. Muito menos orienta o público sobre o que deve fazer (e existem até situações em que a orientação é não fazer nada, ficar onde estão). Para isso é necessário um sistema de comunicação de voz que seja audível e inteligível.

A Norma de Inteligibilidade é assim uma poderosa ferramenta na aferição da eficácia dos Sistemas de Comunicação e sua adoção como parte das melhores práticas dos projetos e instalações deve ser vista como uma prioridade por gestores e empresas prestadoras de obras e serviços. Uma norma que ajuda a salvar vidas uma vez que seja incorporada aos códigos de emergência e evacuação.

A norma NBR IEC 60268-16 pode ser adquirida no site da ABNT (www.abntcatalogo.com.br). Em sua Convenção Nacional que será realizada em São Paulo de 2-4/7, a Sociedade de Engenharia de Áudio (AES Brasil) terá palestras sobre inteligibilidade de sistemas de sonorização para quem quiser inteirar-se no assunto.

O artigo foi publicado originalmente no site da revista Digital Security: 

revistadigitalsecurity.com.br/a-avaliacao-da-inteligibilidade-de-fala-e-sistemas-de-alarme

*Joel Vieira de Brito é Engenheiro, Consultor Eletroacústico com 30 anos de experiência no mercado de áudio profissional. Membro e Diretor no Brasil da Audio Engineering Society, Secretário da C. E. 003 100 001 Áudio, vídeo sistemas de multimídia e equipamentos da ABNT e Coordenador do Grupo de Trabalho sobre a Norma de Avaliação objetiva da Inteligibilidade